Consumo, produção de leite e parâmetros fisiológicos de vacas em lactação alimentadas com dietas contendo diferentes quantidades de xiquexique (Pilosocereus gounellei)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n1p483Palavras-chave:
Cactaceae, Estresse térmico, Frequência respiratória, Ingestão de água.Resumo
O presente estudo foi conduzido com o objetivo de avaliar o efeito de diferentes níveis de xiquexique (0, 12, 24 e 36%) em substituição ao feno de capim Tifton 85 sobre o consumo de nutrientes e respostas fisiológicas de vacas leiteiras em lactação. Foram utilizadas oito vacas mestiças pluríparas, com aproximadamente 100 dias em lactação, produção média de 15 kg de leite dia-1 e com peso corporal (PC) médio de 465,20 ± 39,37 kg. Os animais foram distribuídos em delineamento em quadrado latino 4x4, duplo. Cada período teve duração de 16 dias, sendo 10 dias de adaptação e 6 dias de coleta de dados, totalizando 64 dias experimentais. A relação volumoso:concentrado foi de 60:40, com base na matéria seca (MS). O consumo de MS, expresso em kg dia-1, foi influenciado de forma quadrática pelos níveis de xiquexique nas rações. O consumo de MS expresso em % PC e g kg-0,75 e fibra em detergente neutro (FDN) nas três unidades analisadas (kg dia-1, % PC e g kg-0,75), assim como, os consumos de matéria orgânica (MO), proteína bruta (PB), extrato etéreo (EE) e carboidratos totais (CT) expressos em kg dia-1, apresentaram comportamento linear decrescente com os níveis de xiquexique na ração. A produção de leite (kg dia-1) decresceu, mas a eficiência alimentar não foi influenciada pela introdução do xiquexique na ração. O consumo de água via alimento (CAAlimento) expresso em kg dia-1 e % PC aumentou linearmente com a elevação da participação do xiquexique na ração total, entretanto, o consumo voluntário de água (CAVoluntário) expresso em kg dia-1 e % PC diminui linearmente. O consumo de água total (CATotal) não foi influenciado pelos tratamentos experimentais. A participação do CAVoluntário no CATotal reduziu linearmente com os níveis de xiquexique na ração. A frequência respiratória e temperatura superficial nos dois turnos (manhã e tarde) e temperatura retal no turno da manhã não foram influenciadas pelos níveis de xiquexique nas rações experimentais. A temperatura retal à tarde foi reduzida com os níveis de xiquexique na ração. O xiquexique pode ser utilizado na alimentação de vacas leiteiras de média e baixa produção, pois, promove redução do consumo de nutrientes, produção de leite e consumo voluntário de água, sem alterar a eficiência alimentar e as respostas fisiológicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.