Quantidades de suplementos para novilhas de corte sob pastejo durante o período de transição seca - águas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n1p461Palavras-chave:
Consumo, Digestibilidade, Recria, Suplementação, Urochloa decumbens.Resumo
O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito do fornecimento de diferentes quantidades de suplementos múltiplos sobre as características nutricionais e desempenho produtivo de novilhas durante a fase de recria em pastagens com Urochloa decumbens no período de transição seca-águas. Foram utilizadas 24 novilhas com idade e peso médio inicial de 11 meses e 243±3 kg, respectivamente. O delineamento foi inteiramente casualizado com quatro tratamentos e seis repetições. Utilizou-se um suplemento com 25% de PB. Os tratamentos consistiam em quatro quantidades de suplementos: 0; 0,5; 1,0 e 1,5 kg respectivamente. Os animais dos diferentes tratamentos receberam mistura mineral ad libitum. Observou-se efeito linear positivo (P<0,10) no GMD e peso corporal final (PCF) com as quantidades de suplementos. Foi verificado efeito linear crescente (P<0,10) no consumo de MS, MO, PB, EE, CNF e NDT com o fornecimento de maiores quantidades de suplemento; efeito não apresentado no consumo de FDNcp. Evidenciou-se efeito cúbico (P<0,10) sobre a digestibilidade aparente da MO, PB, FDNcp, CNF e concentração de NDT entre as quantidades de suplementos múltiplos. As quantidades de suplementos aumentaram (P<0,10) o coeficiente de digestibilidade do EE. Verificou-se comportamento linear crescente (P<0,10) sobre a excreção urinária de nitrogênio uréico (NUU), nitrogênio uréico no soro (NUS) e fluxo de compostos nitrogenados microbianos (NMIC) com as quantidades de suplementos. Não foi observada diferença (P<0,10) das quantidades de suplementação sobre a eficiência de síntese microbiana. As quantidades de suplementos afetaram de forma linear decrescente (P<0,10) o NMICR. Conclui-se que o fornecimento de maiores quantidades de suplementos múltiplos durante a época de transição seca-águas melhora o desempenho produtivo e características nutricionais de novilhas de corte criadas em pastagens.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.