Caracterização de cálculos vesicais e urinálise em coelhos (Oryctolagus cuniculus) submetidos a alotransplante parcial de vesícula urinária e tratados com células-tronco mesenquimais alogênicas derivadas do tecido adiposo (ADSCs)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n2p867Palavras-chave:
Bexiga, Cirurgia, CTM, Urolitíase.Resumo
A litíase vesical pode ser um achado comum quando se faz a reconstrução da bexiga, condição que pode estar associada a alterações precoces como cristalúria e presença de depósito de sais. O objetivo deste artigo é caracterizar os cálculos e a urinálise de coelhos domésticos submetidos a alotransplante de vesícula urinária e tratados com células-tronco alogênicas derivadas do tecido adiposo (ADSCs). Foram utilizados 25 coelhos Nova Zelândia Branco, os quais foram submetidos a alotransplante parcial de bexiga e tratados com ciclosporina (GCi) ou células-tronco mesenquimais (GCe) como agentes imunossupressores. Houve menor número de animais com cálculo vesical no grupo tratado com ADSCs (33.3%), sendo cálcio o mineral mais frequentemente observado; na urinálise, os animais tratados com ADSCs não demonstraram hematúria e/ou bacteriúria. As ADSCs podem ser uma alternativa à ciclosporina para imunossupressão após alotransplante de bexiga.Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.