Caracterização de cálculos vesicais e urinálise em coelhos (Oryctolagus cuniculus) submetidos a alotransplante parcial de vesícula urinária e tratados com células-tronco mesenquimais alogênicas derivadas do tecido adiposo (ADSCs)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n2p867Palavras-chave:
Bexiga, Cirurgia, CTM, Urolitíase.Resumo
A litíase vesical pode ser um achado comum quando se faz a reconstrução da bexiga, condição que pode estar associada a alterações precoces como cristalúria e presença de depósito de sais. O objetivo deste artigo é caracterizar os cálculos e a urinálise de coelhos domésticos submetidos a alotransplante de vesícula urinária e tratados com células-tronco alogênicas derivadas do tecido adiposo (ADSCs). Foram utilizados 25 coelhos Nova Zelândia Branco, os quais foram submetidos a alotransplante parcial de bexiga e tratados com ciclosporina (GCi) ou células-tronco mesenquimais (GCe) como agentes imunossupressores. Houve menor número de animais com cálculo vesical no grupo tratado com ADSCs (33.3%), sendo cálcio o mineral mais frequentemente observado; na urinálise, os animais tratados com ADSCs não demonstraram hematúria e/ou bacteriúria. As ADSCs podem ser uma alternativa à ciclosporina para imunossupressão após alotransplante de bexiga.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.