Efeito de diferentes proporções de volumoso: concentrado sobre a biometria testículo-epididimária e corporal e perfil metabólico de cordeiros Santa Inês
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n2p853Palavras-chave:
Albumina, Escore de condição corporal, Minerais, Ovinos, Peso corporal, Perímetro torácico.Resumo
Este estudo objetivou verificar os efeitos de diferentes proporções de feno: concentrado sobre o desenvolvimento corporal, testicular e epididimário, bem como, sobre perfil metabólico de cordeiros deslanados. Foram utilizados vinte e nove cordeiros Santa Inês. Os tratamentos foram constituídos de dietas com diferentes proporções de feno: concentrado (100: 0- Controle; 80: 20- T1, 60: 40- T2, 40: 60- T3 e 20: 80- T4). As características avaliadas foram: peso corporal (PC), escore de condição corporal (ECC), perímetro torácico (PT), comprimento do corpo (CC), altura na cernelha (AC), altura na garupa (AG), largura da garupa (LG), largura do peito (LP), perímetro escrotal (PS), comprimento do testículo (CT) largura dos testículos (LT), espessura de testículo (ET), comprimento da cauda do epidídimo (CCE), a largura da cauda do epidídimo (LCE), espessura da cauda do epidídimo (ECE), espessura da pele escrotal (EPE) e volume testicular (VT). Amostras de sangue foram colhidas para análise de glicose, ureia, albumina, colesterol total, proteínas totais, fosfato e magnésio. A biometria corporal, testicular e epididimárias aumentaram linearmente com o aumento da proporção de concentrado na dieta. PC, CC, LP, AC, PT e ECC mostraram correlação alta e positiva (r = 0,71-0,94), com todas as medidas testículo-epidídimárias. Os resultados do estudo mostraram interação entre o perfil metabólico, os tratamentos e o momento da coleta para as concentrações de proteínas totais, albumina, ureia, colesterol, fósforo e magnésio concentrado. No início do experimento foram verificadas hipoproteinemia e hipoalbuminemia em T3 e T4. No entanto, os índices voltaram ao normal com a continuidade do fornecimento da dieta. Hipomagnesemia foi verificada em todos os tratamentos. A concentração plasmática de fósforo foi significativamente alta no fim de todos os tratamentos, com exceção de controle. As medidas comprimento do corpo, perímetro torácico, largura de peito, altura de cernelha e o escore de condição corporal podem ser usados para estimar o desenvolvimento dos testículos e epidídimo. O resultado do perfil metabólico permitiu verificar que são necessários ajustes na quantidade de ração concentrada administrada aos cordeiros quando feno de tifton 85 (Cynodon spp) é fornecido aos animais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.