Aglutininas anti- Leptospira spp. em equídeos da região sul do Brasil abatidos em matadouro-frigorífico
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n2p841Palavras-chave:
Abatedouro, Eqüinos, Imunoglobulinas, Leptospirose, Soroaglutinação microscópica.Resumo
Objetivou-se Investigar a presence de imunoglobulinas anti -Leptospira spp. em Amostras de soros sanguíneos de equídeos abatidos em matadouro-frigorífico, soluçar Serviço de Inspeção Federal, LOCALIZADO na Região Sul do Brasil. Utilizaram-se 767 Amostras de sangue de equídeos Adultos, abatidos no Período de abril a maio de 2013. Os animais were provenientes de 45 municípios dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Para o diagnóstico foi Utilizado o teste de soroaglutinação microscópica (SAM). Were observados 687 equídeos sororreagentes a pelo Menos UMA das 24 sorovariedades utilizadas de Leptospira spp. com título igual OU superiores a 100, REPRESENTANDO 89,57% (IC 95%: 87,41% - 91,73%). Como sorovariedades Mais prováveis were Patoc (9,91%), Butembo (9,13%), Australis (7,82%), Bratislava (5,87%). De: Não houve Diferença significativa (p = 0,2795) between como proporções de Reagentes a Leptospira spp. Nos Estados. Já em Relação à proporção de machos e Fêmeas Reagentes houve Diferença significativa (p = 5,4444 x 10-5), SENDO 85,26% (IC 95%: 82,82% - 88,70%) de machos Reagentes e 94 , 44% (IC 95%: 92,07% - 96,81%) de Fêmeas Reagentes. Os Resultados obtidos sem Presente Estudo demonstram Uma Exposição Elevada uma Diversas sorovariedades de Leptospira Nos equídeos abatidos no matadouro-frigorífico. No Âmbito da Saúde Animal, pública e ocupacional, Sugere-se a Atenção à Doença ESSA, visando Diminuir o Risco de Infecção.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.