Anticorpos contra Toxoplasma gondii em equinos das mesorregiões serrana e litorânea de Santa Catarina, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n1p203Palavras-chave:
Eqüinos, RIFI, Santa Catarina, Toxoplasma gondii.Resumo
A toxoplasmose é uma zoonose parasitária, causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. Os equinos estão entre as espécies domésticas mais resistentes à infecção, porém, em infecções agudas, podem apresentar sintomas como hiperirritabilidade, incoordenação motora, distúrbios oculares e aborto. Com os objetivos de determinar a ocorrência de anticorpos contra T. gondii, identificar possíveis fatores de risco para a infecção em cavalos e a correlação da infecção toxoplásmica com distúrbios reprodutivos e/ou neurológicos, em animais de duas mesorregiões do estado de Santa Catarina (Serrana e Litorânea), 615 amostras de sangue (311 provenientes da região serrana e 304 do litoral) foram colhidas. Um questionário epidemiológico foi aplicado para a identificação de possíveis fatores de risco. A pesquisa de anticorpos foi realizada por meio da Reação de Imunofluorescência Indireta (RIFI ?1:64) utilizando como antígeno taquizoítos da cepa RH do protozoário. Os dados foram analisados pelos testes exato de Fischer e do ?2 para verificar correlação (P<0,05) entre soropositividade e as variáveis analisadas (Raça; Sexo; Idade; Dieta Principal; Contato com outros animais; Desordens reprodutivas e/ou neurológicas e procedência). A ocorrência geral de animais positivos foi de 10,4% (64/615), com as regiões Serrana e Litorânea apresentando 10,3% e 10,5% de animais positivos, respectivamente. A recíproca dos títulos observada foi: 1:64 (36), 1:256 (26) e 1:1024 (2). Não foi observada diferença (P>0,05) entre as regiões e nem correlação entre a soropositividade e as variáveis analisadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.