Anticorpos contra Toxoplasma gondii em equinos das mesorregiões serrana e litorânea de Santa Catarina, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n1p203Palavras-chave:
Eqüinos, RIFI, Santa Catarina, Toxoplasma gondii.Resumo
A toxoplasmose é uma zoonose parasitária, causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. Os equinos estão entre as espécies domésticas mais resistentes à infecção, porém, em infecções agudas, podem apresentar sintomas como hiperirritabilidade, incoordenação motora, distúrbios oculares e aborto. Com os objetivos de determinar a ocorrência de anticorpos contra T. gondii, identificar possíveis fatores de risco para a infecção em cavalos e a correlação da infecção toxoplásmica com distúrbios reprodutivos e/ou neurológicos, em animais de duas mesorregiões do estado de Santa Catarina (Serrana e Litorânea), 615 amostras de sangue (311 provenientes da região serrana e 304 do litoral) foram colhidas. Um questionário epidemiológico foi aplicado para a identificação de possíveis fatores de risco. A pesquisa de anticorpos foi realizada por meio da Reação de Imunofluorescência Indireta (RIFI ?1:64) utilizando como antígeno taquizoítos da cepa RH do protozoário. Os dados foram analisados pelos testes exato de Fischer e do ?2 para verificar correlação (P<0,05) entre soropositividade e as variáveis analisadas (Raça; Sexo; Idade; Dieta Principal; Contato com outros animais; Desordens reprodutivas e/ou neurológicas e procedência). A ocorrência geral de animais positivos foi de 10,4% (64/615), com as regiões Serrana e Litorânea apresentando 10,3% e 10,5% de animais positivos, respectivamente. A recíproca dos títulos observada foi: 1:64 (36), 1:256 (26) e 1:1024 (2). Não foi observada diferença (P>0,05) entre as regiões e nem correlação entre a soropositividade e as variáveis analisadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.