Efeito do tamanho de gota e volume de aplicação na deposição de agrotóxicos em folhas de videiras
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2002v23n2p221Palavras-chave:
Vitis Vinifera L., Agrotóxicos, Pulverização.Resumo
A cultura da videira (Vitis vinifera L.) tem se mostrado como alternativa cada vez mais viável dentro da agricultura brasileira, utilizando grande contingente de mão-de-obra, elevado consumo de insumos e adoção de tecnologias atualizadas. Por serem altamente suscetíveis às doenças fúngicas, a variedade Itália e suas mutações somáticas exigem um cuidadoso tratamento fitossanitário, podendo necessitar de mais de 50 pulverizações num único ciclo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do tamanho de gota e do volume de aplicação na deposição de calda nas folhas da videira. Os resultados mostraram que o aumento do volume de calda propiciou maior depósito sem, entretanto, alterar o nível de perdas. Não houve interação entre tamanho de gotas e volume de calda, nem influência do tamanho das gotas no depósito de calda nas folhas. O método utilizado mostrou-se adequado aos objetivos deste trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.