Solo salino sódico e adição de matéria orgânica no cultivo do algodoeiro colorido ‘BRS Topázio’

Autores

  • Magaly Morgana Lopes da Costa Universidade Federal de Campina Grande
  • Reginaldo Gomes Nobre Universidade Federal de Campina Grande
  • Geovani Soares de Lima Universidade Federal de Campina Grande
  • Hans Raj Gheyi Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Francisco Wesley Alves Pinheiro Universidade Federal de Campina Grande
  • Adaan Sudário Dias Universidade Federal de Campina Grande
  • Lauriane Almeida dos Anjos Soares Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n2p701

Palavras-chave:

Gossypium hirsutum L., Sodicidade, Esterco bovino.

Resumo

Como condições de clima prevalecentes na Região semiárida do Brasileiro Nordeste, Associado Ao manejo inadequado da Irrigação TEM ocasionado a Formação de solos halomórficos, promovendo ASSIM, Impactos negativos Sobre a Produção agrícola ea sustentabilidade ambiental Desta Região. Deste modo, objetivou-se com este Trabalho avaliar uma emergência EO Crescimento inicial do Algodoeiro cv. BRS Topázio cultivado em hum de solo com Diferentes Percentagens de sodio trocável e doses de materia orgánica, em Pesquisa conduzida em casa de Vegetação Entre abril e junho de 2014. Utilizou-se o delineamento de blocos Ao acaso, em Esquema fatorial 5 x 4, com 3 repetições, Sendo estudados cinco Percentagens de sodio trocáveis (13,6; 22,4; 30,1; 39,0 e 48,0) e Quatro doses de materia orgánica (0; 5; 10 e 15% de base em fazer o volume do Solo). Solos com percentagem de sodio trocável variando de 13,6 a 48,0 interferem NÃO na Emergência NEM não Número de Folhas do Algodoeiro AOS 10 dias apos a semeadura. Aos 44 dias apos oa semeadura, Período that anteceder a floração, a percentagem de sodio trocável variando de 27 a 30 promoveu Maior altura de planta, Diâmetro de caule ea fitomassa fresca e seca da parte aérea. Enquanto como doses crescentes de materia orgánica proporcionam Maior percentagem de Emergência e índice de Velocidade de Emergência e, AOS 44 dias apos a semeadura de uma altura de planta, o Diâmetro de caule ea fitomassa fresca e seca da parte aérea do Algodoeiro. O incremento NAS doses de materia orgánica atenuaram o Efeito do Sódio trocável Até um PST de 30 Sobre o Número de Folhas, altura de planta, Diâmetro de caule ea área foliar do Algodoeiro AOS 10 dias apos a semeadura; e Até um percentagem de sodio trocável Média de 28,5 e 34,0 respectively, Sobre o Número de Folhas ea área foliar AOS 44 dias apos a semeadura.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Magaly Morgana Lopes da Costa, Universidade Federal de Campina Grande

Discente do Curso de Graduação em Agronomia, Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Pombal, PB, Brasil. 

Reginaldo Gomes Nobre, Universidade Federal de Campina Grande

Prof., Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias, UFCG, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Pombal, PB, Brasil. 

Geovani Soares de Lima, Universidade Federal de Campina Grande

Bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado, PNPD / CAPES, UFCG, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Campina Grande, PB, Brasil. 

Hans Raj Gheyi, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Prof. Visitante Nacional Sênior, CAPES, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Cruz das Almas, BA, Brasil. 

Francisco Wesley Alves Pinheiro, Universidade Federal de Campina Grande

Discente do Curso de Graduação em Agronomia, Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Pombal, PB, Brasil.

Adaan Sudário Dias, Universidade Federal de Campina Grande

Discente do Curso de Graduação em Agronomia, Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Pombal, PB, Brasil.

Lauriane Almeida dos Anjos Soares, Universidade Federal de Campina Grande

Discente do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engª Agrícola, UFCG, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Campina Grande, PB, Brasil. 

Downloads

Publicado

2016-04-26

Como Citar

Costa, M. M. L. da, Nobre, R. G., Lima, G. S. de, Gheyi, H. R., Pinheiro, F. W. A., Dias, A. S., & Soares, L. A. dos A. (2016). Solo salino sódico e adição de matéria orgânica no cultivo do algodoeiro colorido ‘BRS Topázio’. Semina: Ciências Agrárias, 37(2), 701–714. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n2p701

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>