Emergência, crescimento e floração da mamoneira em função da composição catiônica da água de irrigação
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n2p651Palavras-chave:
Ricinus communis L., Qualidade de água, Estresse salino.Resumo
A utilização de Águas salinas na agricultura TEM contribuído Pará Uma Expansão de áreas irrigadas, principalmente EM Regiões Áridas e semiáridas, Onde ocorre déficit hídrico meses de Durante Vários Fazer ano. Da Neste contexto propos-se, no Trabalho Presente, avaliar Uma Emergência O Crescimento ea floração da mamoneira cv. 'BRS Energia' em Função da Composição catiônica, Isolada OU mista, da Água de Irrigação. O Estudo foi conduzido em lisímetros de drenagem em condições de casa de Vegetação, Não Argissolo acinzentado eutrófico de textura franco-arenosa, Nenhum município de Campina Grande, PB. Usou-se o delineamento de blocos Ao acaso testando-se SEIS Tratamentos de salinidade da água (Testemunha; Na +; Ca2 +; Na ++ Ca2 +; K + e Na ++ Ca2 ++ Mg2 +) repetições e Quatro, totalizando 24 Parcelas Experimentais, Cada cinco UMA COMPOSTA dE PLANTAS, Sendo that Como plantas soluçar o Tratamento Testemunha were submetidas à Irrigação com Água de baixa condutividade Elétrica (CEA = 0,6 dS m-1) e Os demais Tratamentos were irrigadas com CEa de 4,5 dS m- 1 íons PREPARADA COM DIFERENTES. A Emergência EO Crescimento estavam Mais afetados Pela CEA when comparado com Uma Composição catiônica da Água de Irrigação; o Efeito negativo do tipo de cátion Presente na Água de Irrigação obedeceu à Seguinte Ordem: Na +> Na ++ Ca +> Ca2 +> Na ++ Ca2 ++ Mg2 +> K +; a Composição catiônica da Água de Irrigação influenciou o Intervalo de ritmo Pará hum Desenvolvimento da antese inflorescencia EA Fazer Botão floral da mamoneira cv. 'BRS Energia', Sendo OS Efeitos Mais acentuados observados NAS plantas irrigadas com Águas de Composição cálcica.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.