Ocorrência de Cryptosporidium spp. em animais silvestres do Parque municipal de Cascavel, Paraná, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n6Supl2p4323Palavras-chave:
Cryptosporidium, Animais silvestres, Ziehl-Neelsen, Zoonoses.Resumo
Protozoário que parasita o trato digestório e respiratório dos animais, o Cryptosporidium spp. é um importante agente zoonótico da atualidade, responsável por causar diarreia auto limitante, permanecendo no organismo de forma passiva até o momento em que há uma queda da imunidade, levando a um aumento na sua multiplicação na mucosa e aparecimento de sinais clínicos. Como há poucos estudos sobre a criptosporidiose em animais silvestres de vida livre e de cativeiro, especialmente no Brasil, esse trabalho teve como objetivo realizar uma pesquisa para identificar a presença de oocistos de Cryptosporidium spp. em fezes dos animais cativos no Zoológico Municipal de Cascavel, Paraná. No período de 2011 e 2012 foram realizadas quatro coletas de fezes de aves e cinco de fezes de mamíferos totalizando 65 e 118 amostras respectivamente. As amostras foram enviadas ao laboratório de parasitologia veterinária da Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina. As fezes foram diluídas, centrifugadas e os sedimentos foram utilizados para a confecção de lâminas, que foram coradas pelo método de Ziehl-Neelsen modificado e observadas em microscópio com aumento 1000X. Em seguida as lâminas contendo os oocistos foram observadas em microscópio de captura, onde os mesmos foram mensurados. Os mamíferos apresentaram 49,15% de positividade e as aves 44,61% das amostras positivas. O tamanho dos oocistos variou de 3,54?m a 5,81?m com uma média de 4,32?m para aves e de 3,11?m a 5,60?m com média de 4,63?m para mamíferos. Como ainda não há tratamento eficaz para esse parasito e considerando que se trata de uma zoonose, medidas preventivas devem ser tomadas para evitar a transmissão para humanos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.