Efeito do ácido giberélico e anelamento de tronco nas características dos cachos da videira ‘rubi’

Autores

  • Sérgio Ruffo Roberto Universidade Estadual de Londrina
  • Hernandes Takeshi Kanai Universidade Estadual de Londrina
  • Evandro Macente Sasano Universidade Estadual de Londrina
  • Werner Genta Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2002v23n2p151

Palavras-chave:

Vitis vinifera L, Frutos, Sólidos solúveis totais.

Resumo

O presente trabalho foi realizado visando-se comparar o efeito da aplicação do ácido giberélico e do anelamento do tronco sobre algumas características dos cachos de uvas de mesa na região noroeste do Paraná. O ensaio foi realizado em uma parreira da videira ‘Rubi’ (Vitis vinifera L.), conduzida com poda longa em latada, com 5 anos de idade. O delineamento empregado foi o de blocos ao acaso com 5 repetições e 5 tratamentos, sendo cada parcela composta por 6 cachos. Para a aplicação do ácido giberélico, utilizou-se o produto comercial ProGibb®, contendo 10% do regulador de crescimento. Os tratamentos estudados foram (doses do ingrediente ativo): a. Testemunha (sem aplicação); b. 1,5 g/100 L; c. 3,0 g/100 L; d. 6,0 g/100 L e; e. Anelamento do tronco. Os tratamentos foram aplicados aos 30 dias após o pleno florescimento das plantas. Para a aplicação dos tratamentos b, c e d utilizou-se um pulverizador manual, direcionando-se a calda somente sobre os cachos até o ponto de escorrimento, sem a adição de espalhante. O anelamento (tratamento e) consistiu na remoção da casca do tronco das plantas de aproximadamente 3-4 mm de largura, utilizando-se um incisor de lâmina dupla a uma altura de 1,5 m do solo. Avaliou-se, por ocasião da colheita algumas características da produção como: peso e comprimento dos cachos; peso e largura das bagas e total de sólidos solúveis (SST) (oBrix) das bagas. Não foram observadas diferenças entre os tratamentos quanto ao peso e comprimento dos cachos; entretanto, para o peso e largura das bagas, os melhores resultados foram obtidos pelos tratamentos c e e (dose 3,0 g/100 L e anelamento do tronco, respectivamente), sendo que este último apresentou também maior acúmulo de SST nas bagas entre os demais tratamentos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sérgio Ruffo Roberto, Universidade Estadual de Londrina

Professor Adjunto e Pesquisador do CNPq em Produtividade em Pesquisa. Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Agronomia. Caixa Postal 6001. 86.051-990. Londrina, PR. Fone: (43) 3371 4555.

Hernandes Takeshi Kanai, Universidade Estadual de Londrina

Acadêmico do Curso de Graduação em Agronomia da Universidade Estadual de Londrina e Bolsista de Iniciação Científica –PIBIC/CNPq.

Evandro Macente Sasano, Universidade Estadual de Londrina

Acadêmico do Curso de Graduação em Agronomia da Universidade Estadual de Londrina e Bolsista de Iniciação Científica –PIBIC/CNPq.

Werner Genta, Universidade Estadual de Londrina

Eng. Agr. da ANPEF – Associação Norte Paranaense de Estudos em Fruticultura. Marialva, PR.

Downloads

Publicado

2009-04-29

Como Citar

Roberto, S. R., Kanai, H. T., Sasano, E. M., & Genta, W. (2009). Efeito do ácido giberélico e anelamento de tronco nas características dos cachos da videira ‘rubi’. Semina: Ciências Agrárias, 23(2), 151–156. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2002v23n2p151

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>