Frações de fósforo em uma cronossequência de agricultura sob plantio direto no cerrado goiano

Autores

  • Roni Fernandes Guareschi Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Marcos Gervasio Pereira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Adriano Perin Instituto Federal Goiano

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n2p611

Palavras-chave:

Fósforo orgânico, Fósforo inorgânico, Adsorção de fósforo, Matéria orgânica.

Resumo

O aumento da quantidade e qualidade da matéria orgânica do solo (MOS), bem como a aplicação de fertilizantes fosfatados na camada superficial do solo em áreas de sistema de plantio direto (SPD) podem alterar a dinâmica do P no solo. Desta forma, os objetivos deste trabalho foram avaliar as frações inorgânicas e orgânicas de P e o grau de labilidade destas (lábil, moderamente lábil e moderadamente resistente) de um Latossolo Vermelho Distroférrico sob sistema de plantio direto (SPD) com 3, 15 e 20 anos de implantação, e compará-las a áreas de cerrado nativo e pastagem; bem como, analisar correlações entre os resultados das frações de P destas áreas com outros atributos, tais como, teor de carbono e nitrogênio total, matéria orgânica leve (MOL), frações químicas e físicas granulométricas da MOS, capacidade máxima de adsorção de fosfato (CMAP) e fósforo remanescente (Prem). Em cada uma das áreas foram coletadas amostras nas profundidades de 0,0-0,05 e 0,05-0,10 m. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado. O uso constante de adubação fosfatada, bem como, o incremento da MOS, aumenta com o passar dos anos de adoção do SPD os teores de P orgânico e inorgânico lábil, moderadamente lábil e moderadamente resistente, tendendo a acumular a maior parte do P total do solo na forma inorgânica e moderadamente lábil. O solo sob Cerrado nativo apresenta altos valores de P orgânico lábil e moderadamente lábil. A área de pastagem apresentou menores teores de P orgânico e inorgânico lábil, P orgânico moderadamente lábil e moderadamente resistente em relação às demais áreas avaliadas. Através da análise de componentes principais (ACP), pode-se verificar interações entre todos os atributos do solo e os teores de P das frações analisadas. .

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Roni Fernandes Guareschi, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Tecnólogo em Produção de Grãos, Pós-Doutorando em Fitotecnia, Deptº de Fitotecnia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Seropédica, RJ, Brasil. 

Marcos Gervasio Pereira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Prof. Dr., Deptº de Solos, UFRRJ, Seropédica, RJ, Brasil. 

Adriano Perin, Instituto Federal Goiano

Prof. Dr., Deptº de Fitotecnia, Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde, Rio Verde, GO, Brasil. 

Downloads

Publicado

2016-04-26

Como Citar

Guareschi, R. F., Pereira, M. G., & Perin, A. (2016). Frações de fósforo em uma cronossequência de agricultura sob plantio direto no cerrado goiano. Semina: Ciências Agrárias, 37(2), 611–624. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n2p611

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.