Efeitos da temperatura e umidade durante o armazenamento semi-hermético sobre parâmetros de avaliação da qualidade dos grãos e do óleo de soja
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n1p131Palavras-chave:
Glycine max, Armazenamento, Refrigeração, Parâmetros de qualidade.Resumo
A soja (Glycine max (L.) Merrill) é a oleaginosa mais cultivada no mundo, sendo de grande importância na alimentação humana, animal e para produção de biodiesel. A qualidade do produto a ser comercializado é diretamente influenciada pelas técnicas de armazenamento, sendo que a umidade dos grãos, a temperatura e o tempo de armazenamento são os principais responsáveis pela maioria das alterações. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da temperatura e da umidade durante o armazenamento semi-hermético sobre parâmetros químicos e tecnológicos de avaliação da qualidade dos grãos de soja. Os grãos foram armazenados durante 12 meses, em sistema semi-hermético, com duas combinações de temperatura (15 a 25 °C) e humidade (12 e 16%) e, em seguida, avaliados quanto a ocorrência de pragas, as variações da umidade, os níveis de lipídios e proteínas, solubilidade proteica, qualidade do óleo, carotenoides, cor, entalpia e peso de mil grãos. Os resultados mostraram que o aumento do tempo de armazenamento conduz a alterações nos parâmetros químicos e tecnológicos. A preservação dos parâmetros de acidez do óleo e peso de mil grãos são mais dependentes da umidade, enquanto que a incidência de pragas, a solubilidade da proteína, a entalpia, os níveis de carotenoides e os parâmetros de preservação da cor foram preservados pela redução da temperatura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.