Características da carcaça e da carne de cordeiros confinados alimentados com torta de girassol
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n1p331Palavras-chave:
Coprodutos, Conversão alimentar, pH, Ovinos, Rendimento.Resumo
Objetivou-se por meio deste experimento avaliar o desempenho e características da carcaça e da carne de cordeiros confinados recebendo torta de girassol na dieta, bem como suas correlações. O delineamento empregado foi bloco ao acaso com quatro tratamentos (0, 10, 20, 30% de inclusão de torta de girassol na, na ração base na matéria seca) com sete repetições. As rações foram formulados com fenos de genótipos de Cynodon e concentrado a base de Milho, farelo de soja e premix na relação de 50:50 (Feno: Concentrado),fornecidas em duas porções diária às 8:00 e 14:00 horas. O incremento no tempo de confinamento, baias individuais, afetou negativamente (P<0,05) a conversão alimentar dos animais. Verificou-se que para cada dia aumentado no confinamento, houve adição de 0,0096 kg de MS/ kg de peso ganho na conversão alimentar. Verificou-se que as médias do pH do lombo ajustaram-se ao modelo linear de regressão, sendo observado que à medida que aumentou uma hora após abate, houve redução de 0,04 unidades no pH. A variação marginal do pH entre o maior e menor tempo após abate foi de 14,11%. O peso dos animais ao abate não apresentou correlação significativa com os rendimentos na carcaça. A utilização da torta de girassol pode ser utilizada em suplementos para cordeiros em sistemas intensivos de produção, em substituição parcial ao farelo de soja em até 20%.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.