Tratamento cirúrgico de ectrodactilia em um cão
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n2p891Palavras-chave:
Malformação, Canino, Ortopedia, Congênito, Rádio, Ulna.Resumo
Ectrodactilia é o termo utilizado para designar aqueles casos em que há separação dos tecidos moles e ósseos na região distal dos membros torácicos, podendo ocorrer abaixo dos ossos metacarpianos e estender-se até o rádio e a ulna, além de estar associada, com frequência, à luxação úmero-rádio-ulnar ipsilateral. Descreve-se um caso de ectrodactilia em canino sem raça definida com três meses de idade, onde foi verificada a separação óssea e dos tecidos moles entre o terceiro e o quarto dígito, estendendo-se proximalmente até a região do carpo, sendo identificado encurtamento da ulna, porém sem luxação do cotovelo. O paciente foi submetido ao procedimento cirúrgico para reaproximação óssea e dos tecidos moles, com ostectomia na diáfise da ulna, a qual fora estabilizada com a utilização de um pino de Steinmann no canal intramedular, permanecendo uma distância de um centímetro entre os dois fragmentos da ulna. As duas falanges distais foram removidas, devido ao fato de não ser possível seu reposicionamento anatômico no membro. Com oito meses de pós-operatório, o animal apresentava deambulação com leve claudicação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.