Interação entre temperatura e período de molhamento foliar na intensidade da mancha foliar olho-de-rã
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n1p77Palavras-chave:
Cercospora sojina, Glycine max L.Resumo
A cultura da soja apresenta grande importância mundialmente, entre as doenças que ocorrem nesta cultura está à mancha olho-de-rã (causada por Cercospora sojina). O objetivo deste trabalho foi avaliar a interação entre temperaturas e diferentes períodos de molhamento foliar na intensidade da mancha olho-de-rã em soja. O experimento foi conduzido em câmara de crescimento com a cultivar Don Mario 7.0i nas temperaturas de 15, 20, 25, 30 e 35ºC e os períodos de molhamento foliar de 12, 24, 36, 48 e 72 horas. Cinco experimentos foram realizados, um para cada temperatura, l5, 20, 25, 30 e 35ºC e os períodos de molhamento foliar 12, 24, 36, 48, 60 e 72 horas consistiram os tratamentos, o delineamento experimental foi inteiramente casualizado com cinco repetições. Quando as plantas foram submetidas à temperatura de 15oC, severidade foliar, número de lesões por folíolo e diâmetro da lesão foram observados somente com 60 horas de molhamento foliar, para temperaturas de 20 e 25oC com 24 horas de molhamento foliar, para temperatura de 30oC com 36 horas de molhamento foliar e para temperatura de 35oC com 48 horas de molhamento foliar. A temperatura ótima estimada para o desenvolvimento da doença foi de 27oC para severidade e diâmetro de lesões e de 28oC para número de lesões por folíolo, com 72 horas de molhamento foliar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.