Avaliação de painéis sensoriais com consumidores de bebidas de cafés especiais utilizando o método boosting na análise discriminante

Autores

  • Gilberto Rodrigues Liska Universidade Federal de Lavras
  • Fortunato Silva de Menezes Universidade Federal de Lavras
  • Marcelo Angelo Cirillo Universidade Federal de Lavras
  • Flávio Meira Borém Universidade Federal de Lavras
  • Ricardo Miguel Cortez Universidade Federal de Lavras
  • Diego Egídio Ribeiro Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n6p3671

Palavras-chave:

Análise sensorial, Adaboosting, Qualidade de cafés, Consumidores.

Resumo

 

Os métodos automáticos de classificação têm sido amplamente utilizados em inúmeras situações, nas quais o método boosting tem se destacado por utilizar um algoritmo de classificação que considera um conjunto de dados de treinamento e, a partir desse conjunto, constrói um classificador com versões reponderadas do conjunto de treinamento. Dada essa característica, esse trabalho tem por objetivo avaliar um experimento sensorial relacionado a testes de aceitação com cafés especiais, tendo como referência grupos de consumidores, treinados e não treinados. Ao grupo de consumidores, foram avaliadas quatro características sensoriais, tais como aroma, corpo, doçura e nota final, atribuídos a quatro tipos de cafés especiais. Com o propósito de obter uma regra de classificação que discrimine provadores treinados e não treinados, utilizaram-se a análise discriminante de Fisher convencional (LDA) e a análise de discriminante via algoritmo de boosting (Adaboost). Os critérios utilizados na comparação das duas abordagens foram sensibilidade, especificidade, taxa de falsos positivos, taxa de falsos negativos e acurácia dos métodos classificatórios. Adicionalmente, para avaliar o desempenho dos classificadores, as referidas taxas de acerto e erro foram obtidas por simulação Monte Carlo, considerando-se 100 réplicas de uma partição aleatória de 70% para a amostra de treinamento e o restante para o conjunto de teste. Concluiu-se que o método de boosting aplicado na análise discriminante proporcionou maior taxa de acerto quanto aos provadores treinados, cujo valor foi 80,63% e, consequentemente, redução na taxa de falsos negativos, cujo valor foi 19,37%. Dessa forma, o método de boosting pode ser utilizado como uma forma de aperfeiçoar o classificador LDA para a discriminação de provadores treinados.

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Biografia do Autor

Gilberto Rodrigues Liska, Universidade Federal de Lavras

Discente de Doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária, Deptº de Ciências Exatas, Universidade Federal de Lavras, UFLA, Lavras, MG, Brasil.

Fortunato Silva de Menezes, Universidade Federal de Lavras

Prof. Associado, Deptº de Ciências, UFLA, Lavras, MG, Brasil.

Marcelo Angelo Cirillo, Universidade Federal de Lavras

Prof. Adjunto, Deptº de Ciências Exatas, UFLA, Lavras, MG, Brasil.

Flávio Meira Borém, Universidade Federal de Lavras

Prof. Associado, Deptº de Engenharia, UFLA, Lavras, MG, Brasil.

Ricardo Miguel Cortez, Universidade Federal de Lavras

Discente de Graduação em Engenharia Agrícola, Deptº de Engenharia, UFLA, Lavras, MG, Brasil.

Diego Egídio Ribeiro, Universidade Federal de Lavras

Discente do Doutorado em Engenharia Agrícola, Deptº de Engenharia, UFLA, Lavras, MG, Brasil.

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Publicado

2015-12-09

Como Citar

Liska, G. R., Menezes, F. S. de, Cirillo, M. A., Borém, F. M., Cortez, R. M., & Ribeiro, D. E. (2015). Avaliação de painéis sensoriais com consumidores de bebidas de cafés especiais utilizando o método boosting na análise discriminante. Semina: Ciências Agrárias, 36(6), 3671–3680. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n6p3671

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