A aplicação de doses de AVG desempenha um papel importante na queda, pré-colheita e maturação de maçãs ‘Jonagold’
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n6p3595Palavras-chave:
Cor, Etileno, Firmeza, Força de remoção dos frutos, Degradação do amido.Resumo
O presente estudo foi realizado para investigar os efeitos de diferentes tratamentos AVG (aminoetoxivinilglicina) sobre as taxas de queda de frutos antes da colheita e níveis de amadurecimento de maçãs ‘Jonagold’. Foi aplicada uma dose AVG total de 225 mg L-1 numa só vez numa única aplicação em momentos diferentes ou dividida em doses aplicadas e tempos diferentes. Em comparação ao tratamento controle, as aplicações de AVG aumentaram a força de remoção dos frutos e reduziram significativamente as taxas de queda na pré-colheita. A aplicação de AVG de uma só vez (225 mg L-1) ou 4 a 8 semanas antes da época da colheita mostrou-se mais eficaz do que as aplicações efetuadas em doses. O tratamento com AVG inibe a biossíntese de etileno, sendo que esta inibição se verificou mais significativa em tratamentos individuais de 225 mg L-1. O tratamento com AVG diminuiu o amolecimento da polpa, as taxas de degradação do amido e consequentemente retardou o amadurecimento dos frutos. O tratamento com doses de 225 mg L-1 de AVG aplicadas quatro semanas antes da colheita aumentou significativamente o valor L * e o ângulo de cor, tanto no ano de 2010 como de 2011. A pulverização de NAA (ácido naftaleno acético) a 10 mg L-1 2 a 4 semanas antes da colheita foi considerada insignificante no controle da queda de frutos na pré-colheita. O tratamento com NAA diminuiu a firmeza da polpa, e não tem quaisquer efeitos significativos sobre a síntese de etileno.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.