Influência da estocagem na composição química de fenos de estilosantes para alimentação equina
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n2p903Palavras-chave:
Betacaroteno, Composição bromatológica, Equus caballus.Resumo
Durante a época seca, equinos são tradicionalmente alimentados com feno, entretanto, se não forem preparados em condições climáticas favoráveis e bem estocados, não preservam seu valor nutricional. O objetivo desse trabalho foi avaliar a influência do período de estocagem na composição bromatológica e concentração de betacaroteno dos fenos de Stylosanthes guianenses cv. Mineirão e Estilosantes Campo Grande durante 225 dias de armazenamento. Os tratamentos consistiram dos fenos de Stylosanthes guianenses cv. Mineirão e Estilosantes Campo Grande, avaliados em seis tempos de armazenamento: 0, 45, 90, 135, 180 e 225 dias. O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso com arranjo em parcelas subdivididas. No comparativo entre as duas variedades, houve diferença (p0,05) ao longo dos 225 dias de armazenamento. O período de armazenamento não afetou a qualidade nutricional dos fenos avaliados. As variedades dos fenos de Stylosanthes guianenses cv. Mineirão e, principalmente, Estilosantes Campo Grande têm potencial para serem usadas na dieta de equinos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.