Épocas de poda na sazonalidade, produção e qualidade dos frutos da goiabeira 'Paluma'
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n3p909Palavras-chave:
Psidium guajava, Produtividade, Sólidos solúveis, Acidez.Resumo
Foram avaliadas a produção e a qualidade dos frutos de goiabeiras ‘Paluma’ quando submetidas à poda de frutificação nos meses de junho e julho/2007, em Botucatu-SP. Para tanto, avaliaram-se o número de frutos por planta, massa e diâmetros longitudinal e transversal dos frutos, produção por planta, produtividade, sólidos solúveis (SS), acidez titulável (AT), pH, ‘ratio’ (SS/AT), teor de ácido ascórbico e açúcares redutores totais (ART). O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, constituído por 3 tratamentos correspondentes a 2 épocas de poda e testemunha (sem poda), com 12 repetições e uma planta útil por parcela experimental. Observou-se que as goiabeiras que não foram podadas apresentaram maior produção (145,75 Kg planta-1), produtividade (60,72 t ha-1) e número de frutos por planta (1.163), quando comparadas às podadas em junho e julho. Em relação à qualidade dos frutos, a maioria das variáveis avaliadas não apresentou diferença entre os tratamentos, exceto para os açúcares redutores totais. O ciclo entre a realização da poda até o início da colheita concentrada dos frutos variou de 197 a 234 dias, sendo que a poda realizada no mês de junho apresentou o menor período.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.