Diagnóstico socioeconômico em assentamentos rurais no município de Tamarana - PR
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n3p809Palavras-chave:
Reforma agrária, Sistemas agrícolas, Agricultura familiar.Resumo
A questão agrária brasileira, retomada, principalmente, nos anos 80 e 90 pelos movimentos sociais rurais, tem motivado diversos estudos acadêmicos e programas governamentais. A compreensão dos mecanismos de geração de renda dentro das unidades produtivas e das condições de vida das famílias dos agricultores assentados é relevante para a promoção do desenvolvimento destas famílias e do país. Com destaque neste contexto, está o município de Tamarana, localizado no norte do estado do Paraná, onde foram assentadas, até o ano de 2008, 401 famílias de agricultores familiares em 17 assentamentos rurais. A importância dos agricultores familiares assentados neste município motivou a pesquisa apresentada neste trabalho. Os objetivos do estudo foram: realizar um diagnóstico socioeconômico nos sete assentamentos rurais; contribuir no estudo de sistemas de produção e de agricultores para a instalação de redes de referência; e contribuir para a elaboração de políticas públicas e planos de ação de extensão rural. A metodologia, estudo de caso, utilizada para as entrevistas e o tratamento dos dados se mostrou de grande utilidade para aplicação em outros casos. Os dados primários foram obtidos por meio de entrevista pessoal com 133 famílias de agricultores e os dados secundários em fontes bibliográficas. Os dados utilizados neste trabalho fazem parte da base de dados do Projeto Redes de Referências para Agricultura Familiar. Os resultados da pesquisa permitiram visualizar as características sociais e econômicas das famílias assentadas e a grande variabilidade de renda e tipos de sistemas de produção e de combinações dentro dos sistemas. As rendas das famílias são provenientes de várias fontes, principalmente da produção agropecuária, concentrada nos sistemas de produção de grãos, leite e olerícolas, do trabalho externo e de aposentadorias. As famílias estão satisfeitas por possuírem a terra, terem um local para habitação e produzirem o alimento para sobrevivência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.