Parâmetros nutricionais de novilhas Nelore em pastejo de capim marandu recebendo suplemento energético, proteico e múltiplo no período de transição seca-águas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n5p3293Palavras-chave:
Amônia ruminal, Consumo, Digestibilidade, Suplementação.Resumo
O objetivo foi avaliar o consumo e a digestibilidade dos nutrientes, a concentração de nitrogênio amoniacal (N-NH3) no rúmen e nitrogênio ureico no soro (NUS) em novilhas Nelore recriadas em capim Marandu durante o período de transição seca-águas recebendo suplementos concentrados. Foram utilizadas quatro novilhas Nelore com peso corporal e idade inicial média de 189,5kg e 12 meses, respectivamente, distribuídas em quatro piquetes de 0,25 ha cada. O delineamento utilizado foi o quadrado latino (quatro suplementos e quatro períodos de 14 dias). Os suplementos avaliados foram: suplemento energético (SE), proteico (SP) e múltiplo (SM), fornecidos na quantidade de 1 kg animal dia-1, além do suplemento contendo mistura mineral comercial ad libitum (MM). A suplementação concentrada não influenciou os consumos de matéria seca, de matéria orgânica total e da forragem. O suplemento SP proporcionou maior (P<0,0001) consumo de proteína bruta (PB). Os suplementos SE e SP resultaram em maior consumo de extrato etéreo. A digestibilidade da PB foi maior (P<0,0001) para os animais suplementados com SP e SM. Imediatamente antes e quatro horas após o fornecimento da suplementação observaram-se maiores concentrações de N-NH3 ruminal para os suplementos SP e SM. Não verificou-se diferença quanto ao nitrogênio uréico no soro (NUS). A utilização de suplemento proteico e múltipo proporcionaram melhor adequação do ambiente ruminal de novilhas no período de transição seca-águas alimentadas com capim Marandu.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.