Influência da imunocastração (Bopriva®) no ganho de peso, características de carcaça e qualidade da carne de bovinos Nelore

Autores

  • Nayara Andreo Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Maria Bridi Universidade Estadual de Londrina
  • Marina Avena Tarsitano Universidade Estadual de Londrina
  • Louise Manha Peres Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Paula Ayub da Costa Barbon Universidade Estadual de Londrina
  • Evelyn Lopes de Andrade Universidade Estadual de Londrina
  • Paulo Emílio Fernandes Prohmann Faculdade Integrado de Campo Mourão

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl2p4121

Palavras-chave:

Grau de acabamento, Hormônio liberador de gonadotrofinas, Imunização, Maciez, Novilhos.

Resumo

Objetivou-se com o estudo avaliar os efeitos da imunocastração sobre o ganho de peso, características de carcaça e qualidade da carne de novilhos Nelore. Foram utilizados oitenta bovinos Nelores, com peso inicial médio de 357±8,63 kg, que foram alimentados em confinamento e distribuídos em dois tratamentos com 40 bovinos inteiros e 40 imunocastrados (Bopriva®, Pfizer Saúde Animal). Os imunocastrados receberam duas doses da vacina, sendo a primeira aplicação 30 dias antes da entrada dos animais em confinamento e a segunda na entrada do confinamento. Ao final do período experimental de 67 dias, calculou-se o ganho diário de peso vivo em kg/dia dos 80 animais e selecionou-se 20 de cada grupo para o abate e avaliações de carcaça, e posteriormente dez de cada tratamento para as análises de carne. Os dados foram submetidos à análise de variância. Animais imunocastrados apresentaram menor ganho diário de peso vivo, peso de carcaça quente, rendimento de carcaça, pH final, espessura de perna, profundidade de músculo, área de olho de lombo, porcentagem de músculo, força de cisalhamento e umidade. Entretanto, obtiveram maior concentração sanguínea de lactato e cortisol, profundidade torácica, espessura de gordura subcutânea, grau de cobertura da carcaça, a*, b* e c*, perda de líquido no descongelamento, índice de fragmentação miofibrilar e extrato etéreo da carne em relação aos inteiros. A imunocastração (Bopriva®) é uma alternativa para melhorar a qualidade da carne, através da maior deposição de gordura na carcaça e redução da força de cisalhamento da carne em relação aos animais inteiros.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nayara Andreo, Universidade Estadual de Londrina

Zootecnista, Discente de Doutorado da pós-graduação em Ciência Animal, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR.

Ana Maria Bridi, Universidade Estadual de Londrina

Profª Drª do Deptº de Zootecnia, UEL, Londrina, PR.

Marina Avena Tarsitano, Universidade Estadual de Londrina

Zootecnista, Discente de Doutorado da pós-graduação em Ciência Animal, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR.

Louise Manha Peres, Universidade Estadual de Londrina

Zootecnista, Discente de Mestrado da pós-graduação em Ciência Animal, UEL, Londrina, PR.

Ana Paula Ayub da Costa Barbon, Universidade Estadual de Londrina

Médica Veterinária, M.e em Medicina Veterinária, UNESP, Jaboticabal, SP.

Evelyn Lopes de Andrade, Universidade Estadual de Londrina

Zootecnista, M.e em Ciência Animal, UEL, Londrina, PR.

Paulo Emílio Fernandes Prohmann, Faculdade Integrado de Campo Mourão

Prof. da Faculdade Integrado de Campo Mourão, Campo Mourão, PR.

Downloads

Publicado

2013-12-17

Como Citar

Andreo, N., Bridi, A. M., Tarsitano, M. A., Peres, L. M., Barbon, A. P. A. da C., Andrade, E. L. de, & Prohmann, P. E. F. (2013). Influência da imunocastração (Bopriva®) no ganho de peso, características de carcaça e qualidade da carne de bovinos Nelore. Semina: Ciências Agrárias, 34(6Supl2), 4121–4132. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl2p4121

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>