Crescimento e nutrição de mudas de abacaxizeiro ‘Imperial’ associadas com o fungo Piriformospora indica e aplicação de herbicidas

Autores

  • Lana Ivone Barreto Cruz Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Maria do Céu Monteiro Cruz Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Guilherme Dumbá Monteiro de Castro Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Miriã Cristina Pereira Fagundes Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • José Barbosa dos Santos Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n4p2407

Palavras-chave:

Ananas comosus, Associação micorrízica, Estado nutricional.

Resumo

A baixa oferta de mudas sadias e com qualidade tem sido um obstáculo para o crescimento da abacaxicultura no Brasil. A pesquisa foi realizada com o objetivo de avaliar a associação micorrízica, o crescimento e absorção de nutrientes em mudas micropropagadas de abacaxizeiro ‘Imperial’ inoculadas com o fungo Piriformospora indica em cultivo com a aplicação de herbicidas. Foi utilizado o esquema fatorial 2 x 4, sendo os fatores duas inoculações: mudas inoculadas com o fungo P. indica e sem inoculação e quatro doses de herbicidas: 0; 1,5; 3,0 e 6,0 L ha-1 para o ametryn, 0; 1,6; 3,2; 6,4 L ha-1 para o diuron e 0; 0,4; 0,8 e 1,6 L ha-1 para o sulfametrazone, distribuídos no delineamento inteiramente casualizado, com três repetições. As doses dos herbicidas foram aplicadas ao substrato antes do plantio das mudas. A inoculação com o fungo P. indica foi feita no momento do plantio, colocando-se no substrato discos de micélio de 5 mm, contendo estruturas fúngicas. Aos 150 dias após a inoculação foi feita a análise da colonização micorrízica, dos teores de N, P e K e do crescimento das mudas. Os dados foram submetidos à análise de variância, regressão polinomial e comparação de médias, a 5% de probabilidade. Foi observada a associação do fungo P. indica com as mudas de abacaxizeiro ‘Imperial’ com a aplicação de todos os herbicidas. As mudas associadas com o fungo apresentaram maiores teores de nutrientes e crescimento. A aplicação dos herbicidas em doses elevadas interferiu no crescimento e na absorção de nutrientes pelas mudas de abacaxizeiro micorrizadas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lana Ivone Barreto Cruz, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Mestre em Produção Vegetal, Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, UFVJM, Campus JK, Diamantina, MG. Bolsista da CAPES.

Maria do Céu Monteiro Cruz, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Profa., Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal, UFVJM, Campus JK, Diamantina, MG.

Guilherme Dumbá Monteiro de Castro, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Discente do Curso de Graduação em Agronomia, UFVJM, Campus JK, Diamantina, MG. Bolsista de IC FAPEMIG.

Miriã Cristina Pereira Fagundes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Mestre em Produção Vegetal, Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, UFVJM, Campus JK, Diamantina, MG. Bolsista da CAPES.

José Barbosa dos Santos, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Prof., Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal, UFVJM, Campus JK, Diamantina, MG.

Downloads

Publicado

2015-08-13

Como Citar

Cruz, L. I. B., Cruz, M. do C. M., Castro, G. D. M. de, Fagundes, M. C. P., & Santos, J. B. dos. (2015). Crescimento e nutrição de mudas de abacaxizeiro ‘Imperial’ associadas com o fungo Piriformospora indica e aplicação de herbicidas. Semina: Ciências Agrárias, 36(4), 2407–2422. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n4p2407

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)