Mapeamento da produção de massa seca do Tifton 85 e sua correlação com os atributos químicos do solo

Autores

  • Osmar Henrique de Castro Pias Universidade Federal de Santa Maria
  • Claudir José Basso Universidade Federal de Santa Maria
  • Antônio Luis Santi Universidade Federal de Santa Maria
  • Diogo Rafael Bier Universidade Federal de Santa Maria
  • Marlo Adriano Bison Pinto Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n3Supl1p2093

Palavras-chave:

Cynodon spp., Agricultura de precisão, Nutrição de plantas, Produção de forragem.

Resumo

A criação de bovinos em sistema semiextensivo tem sido a mais utilizada atualmente pelos criadores do Brasil, porém problemas como a degradação das pastagens estão comprometendo este sistema produtivo, reduzindo a produção das forragens e consequentemente a lucratividade dos produtores. Diante disso, objetivou-se com este estudo realizar o mapeamento da produção de massa seca, acúmulo de nitrogênio, fósforo e potássio na parte aérea do Tifton 85, e avaliar as suas correlações com os atributos químicos em diferentes camadas do perfil do solo. O estudo foi realizado em uma área de 4,3 ha constituída de Tifton 85 no município de Vista Gaúcha - RS, Brasil, durante os meses de outubro a dezembro de 2012. A área experimental foi georreferenciada e dividida em uma malha amostral de 50 x 50 m, resultando em 16 pontos amostrais. Foi realizado dois cortes no Tifton 85 para a avaliação da produção de massa seca. A amostragem do solo foi realizada nas camadas de 0,00 - 0,10 m, 0,10 - 0,20 m e 0,20 - 0,40 m. Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva e à matriz de correlação linear de Pearson, sendo os resultados especializados em mapas temáticos. A produção de massa seca, acúmulo de nitrogênio, fósforo e potássio pelo Tifton 85 apresentaram coeficientes de variação classificados de altos a muito altos, e de maneira geral, demonstraram baixa correlação com os atributos químicos do solo, independentemente da camada do perfil amostrada.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Osmar Henrique de Castro Pias, Universidade Federal de Santa Maria

Engo Agro, Discente do Curso de Mestrado em Agronomia Agricultura e Ambiente, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Frederico Westphalen, RS.

Claudir José Basso, Universidade Federal de Santa Maria

Engo Agro, Prof. Dr., Deptº de Ciências Agronômicas e Ambientais, UFSM, Frederico Westphalen, RS.

Antônio Luis Santi, Universidade Federal de Santa Maria

Engo Agro, Prof. Dr., Deptº de Ciências Agronômicas e Ambientais, UFSM, Frederico Westphalen, RS.

Diogo Rafael Bier, Universidade Federal de Santa Maria

Engo Agro, M.e, UFSM, Santa Maria, RS.

Marlo Adriano Bison Pinto, Universidade Federal de Santa Maria

Engo Agro, Discente do Curso de Mestrado em Agronomia Agricultura e Ambiente, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Frederico Westphalen, RS.

Downloads

Publicado

2015-07-02

Como Citar

Pias, O. H. de C., Basso, C. J., Santi, A. L., Bier, D. R., & Pinto, M. A. B. (2015). Mapeamento da produção de massa seca do Tifton 85 e sua correlação com os atributos químicos do solo. Semina: Ciências Agrárias, 36(3Supl1), 2093–2104. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n3Supl1p2093

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)