Dessecação química para antecipação de colheita em cultivares de soja
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n4p2383Palavras-chave:
Glycine max, Maturidade fisiológica, Herbicida, Germinação.Resumo
O uso de dessecantes é uma alternativa para antecipar a colheita de soja e manter a qualidade fisiológica das sementes. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho produtivo e a germinação de sementes em resposta a diferentes épocas e produtos químicos para dessecação e antecipação da colheita de cultivares de soja. O experimento foi conduzido em Campos Novos, em duas safras agrícolas sob o delineamento em blocos casualizados, dispostos em parcelas sub-subdivididas. Na parcela foram testados dois estádios fenológicos de aplicação (R7.1 e R7.3), nas subparcelas cinco cultivares de soja (NA 5909 RG, CD 2585 RR, BMX Turbo RR, SYN 1059 RR e BENSO 1RR e na sub-subparcela foram aplicados três dessecantes (glufosinato de amônio, paraquat e carfentrazone na safra 2011/12) e uma testemunha. Na safra 2012/13 o carfentrazone foi substituído pelo diquat. Foi avaliado o número de dias de antecipação da colheita, a produtividade de sementes, o número de vagens por planta, o número de sementes por vagem, a massa de 100 sementes e a germinação. A dessecação química com o uso de glufosinato de amônio e paraquat aplicados no estádio R7.1 permitiu antecipar a colheita em seis dias (safra 2011/12) e proporcionou a manutenção do percentual de germinação (90% e 92%) em comparação a testemunha (76%). A dessecação não influenciou negativamente a produtividade de sementes, mas reduziu a massa de sementes nas duas safras agrícolas, e a antecipação da colheita foi dependente da ausência de chuva na pré-colheita. Os dessecantes podem ser usados na antecipação de colheita em campos de produção de sementes de soja.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.