Desenvolvimento de Passalora sojina em diferentes meios de cultura e regimes luminosos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n4p1793Palavras-chave:
Substrato, Fotoperíodo, Mancha foliar olho-de-rã.Resumo
A mancha foliar “olho-de-rã” é uma doença que ocorre frequentemente na Argentina e no Brasil vem tornando-se importante em regiões produtoras de soja. A dificuldade em conseguir inóculo para estudos com P. sojina, levou ao desenvolvimento desse trabalho que teve como objetivos determinar a esporulação de raças P. sojina em diferentes meios de cultura e regimes luminosos e verificar diferença na esporulação das raças desse fungo. As placas com os meios de cultura BDA, STT, AI, V8 e FAA contendo as três raças de P. sojina foram submetidas ao fotoperíodo de 12/12 h (luz e escuro) e ao escuro. O delineamento experimental foi fatorial 5x2x3 (meios de cultura, regimes luminosos, raças de P. sojina) com quatro repetições. O maior número de conídios cm-2 do fungo foi verificado para a raça 23 no meio de cultura STT e para as raças 24 e 25 no meio de cultura V8. A raça 25 do fungo, apresentou o maior número de conídios cm-2, independente do meio de cultura e do regime luminoso. Com relação ao regime luminoso, para todas as raças do fungo, as maiores esporulações foram verificadas no fotoperíodo de 12/12 h. Quando o fungo foi cultivado no meio de cultura AI, este apresentou a maior área da colônia, independente da raça do fungo e regime luminoso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.