Características morfogênicas e estruturais da Brachiaria brizantha cv. Marandu submetida a diferentes doses de nitrogênio e alturas de resíduos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n5p2673Palavras-chave:
Morfogênese, Adubação nitrogenada, Desfolhação.Resumo
Objetivou-se com este trabalho avaliar a taxa de aparecimento foliar, taxa de alongamento foliar, número de folhas vivas, comprimento de lâminas e colmo da Brachiaria brizantha cv. Marandu submetida a diferentes doses de nitrogênio e duas alturas de resíduos. Foi utilizado delineamento em blocos casualizados, em esquema fatorial 4 x 2, sendo quatro doses de nitrogênio (100, 200, 300 e 400 kg de N ha -1 ano-1) e duas alturas de resíduos (5 e 15 cm). Foi encontrada interação significativa entre altura de resíduo e doses de nitrogênio para a taxa de aparecimento foliar (P>0,05) do capim-marandu, que foi influenciada linear e negativamente (P<0,05) pelas alturas de resíduos, sendo observada, em média, redução de 28,20% da menor para maior altura de resíduo. Não houve interação (P>0,05) entre as doses de nitrogênio x altura de resíduo sobre o número de folhas verdes. A dosagem que proporcionou maior comprimento de colmo na altura de resíduo de 5 cm foi de 271,5 kg de N ha -1. Para a altura de 15 cm de resíduo, foi observado aumento de 0.0745 cm perfilho-1 dia-1 para cada 1 kg de N ha -1 aplicado. O manejo do pasto de Brachiaria brizantha cv. Marandu com 5 cm de altura de resíduo e adubação com 100 kg de N ha -1 promoveu melhor resposta das características morfogênicas estudadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.