Frequência de anticorpos contra o herpesvírus bovino tipo 1 (BoHV-1) em bovinos de corte não vacinados
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n3p1301Palavras-chave:
ELISA indireto, Soroneutralização, IBR, Bovino de corte.Resumo
O herpesvírus bovino tipo 1 (BoHV-1), é responsável por manifestações clínicas como a rinotraqueíte infecciosa bovina, abortamentos, conjuntivite, balanopostite e vulvovaginite pustular infecciosa. Esse vírus tem sido responsável por grandes prejuízos produtivos e reprodutivos em diversos rebanhos do país. Deste modo, o objetivo desse trabalho foi estimar a frequência de anticorpos contra o BoHV-1 em fêmeas bovinas de corte não vacinadas, identificar a faixa etária mais acometida, bem como, realizar um estudo dos fatores associados à infecção do vírus e avaliar a técnica ELISA indireto utilizando a soroneutralização (SN) como padrão de referência. O estudo foi realizado em 48 rebanhos de corte, distribuídos em 12 municípios da Microrregião de Imperatriz, Maranhão. As amostras foram coletadas de fêmeas bovinas estratificadas em três faixas etárias, ? 12 meses, entre 12 e 36 meses e ? 36 meses de idade. Os testes empregados foram: ELISA indireto e SN. Em cada rebanho, foi aplicado um questionário epidemiológico, com o objetivo de obter informações sobre manejo sanitário e reprodutivo, para o estudo de fatores de risco. A frequência de anticorpos contra o BoHV-1 na Microrregião de Imperatriz foi de 63,23% (n=698), os municípios de Açailândia e Buritirana, apresentaram maiores frequências, ambos com 80,44% (n=74). a faixa etária mais acometida, foram a dos animais com idade ? 36 meses com frequência de 79,65% (n=497) de animais reagentes, seguidos pelas faixas > 12 meses e < 36 meses com 42,92% (n=103) e ? 12 com 40,83% (n=98). Com base nos resultados obtidos pode-se concluir que a frequência de anticorpos contra o BoHV-1 é alta; entre as faixas etárias mais acometidas foram a dos animais com idade ? 36 meses; foram considerados fatores de risco para a transmissão do vírus, retorno ao cio (OR=1,874), reposição de animais oriundos de outros estados/região (OR=1,365) e a criação de caprinos/ovinos associados com bovinos (OR=1,348); a técnica ELISA indireta apresentou concordância moderada quando comparada a técnica de SN, que é a técnica padrão ouro de diagnóstico para BoHV-1.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.