Emprego de reatores anaeróbios em escala real e lagoas de polimento para remoção de ovos de Ascaris suum de efluente de suinocultura
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n1p343Palavras-chave:
Contaminação, Reuso agrícola, Ovos de helmintos.Resumo
Os confinamentos suínos e a disposição inadequada desses dejetos trazem como consequência a contaminação de águas e do solo. Em muitas granjas é comum a aplicação dos dejetos ao solo como forma de fertilização, porém, sem nenhum controle sobre a qualidade do efluente que está sendo lançado. O Ascaris suum é um parasita de suínos que pode infectar humanos, porém não é dada a devida importância à presença deste como contaminante do solo e água. Neste trabalho o efluente de uma suinocultura foi tratado em um sistema composto por reator anaeróbio compartimentado (RAC) e um reator anaeróbio de manta de lodo UASB seguido de lagoas de polimento para remoção de ovos de helmintos. O experimento foi realizado na suinocultura da Fazenda Experimental hélio Barbosa em Igarapé/MG. No afluente foi encontrado valores de ovos de helmintos na faixa de 2.891 a 88.848 ovos L-1, enquanto o efluente apresentou ausência de ovos, mostrando a alta eficiência do sistema de tratamento. Quanto ao lodo das lagoas, este apresentou elevada concentração de ovos viáveis variando entre 10,1% a 59,8%, fora dos padrões preconizados para a sua utilização na agricultura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.