Aspectos qualitativos da carcaça e carne de novilhos superjovens da raça Devon, terminados em pastagem tropical, recebendo diferentes níveis de concentrado
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n3p1557Palavras-chave:
Cortes comerciais, Maciez, Marmoreio, Milheto, Rendimento de carcaça.Resumo
O objetivo desse trabalho foi avaliar as características de carcaça e da carne de novilhos Devon terminados em pastagem tropical (associação de pastagem de milheto - Pennisetum americanum (L.) Leeke - e capim papuã – Bracharia plantaginea) recebendo diferentes níveis de suplementação (0; 0,5 ou 1,0% do peso corporal. Os animais apresentaram peso médio inicial de 300 kg e 15 meses de idade, e foram abatidos com peso médio de 353,0 kg. A suplementação com ração concentrada até o nível de 1,0% do peso vivo (PV) dos animais proporcionou carcaças com melhor qualidade (maior rendimento de carcaça quente e fria, e maior espessura de gordura subcutânea, que refletiu em menor quebra ao resfriamento); carcaças mais compactas (menos compridas, com melhor conformação e maior espessura do coxão) quando comparados aos não suplementados. Além disso, os animais alimentados somente com pastagem, apresentaram carcaças com menor percentual de dianteiro (37,6 vs 38,9 e 38,8%), maior percentual de músculo (65,5 vs 59,6 e 59,5 %), que refletiu em maior relação tecidual músculo:osso e porção comestível: osso do que os suplementados. Quanto as qualidades sensoriais e organolépticas, constatou-se que a carne proveniente de animais suplementados com até 1,0 % do peso vivo, apresentaram maiores perdas à cocção (24,1 % vs 18,0 %) e exigiram maior força para o cisalhamento da fibra (3,37 vs 2,05 kgf/cm3) quando comparado a carne dos animais não suplementados. O aumento do nível de suplementação de 0,5% para 1,0% do PV melhorou a palatabilidade e reduziu a textura da carne.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.