Criptosporidiose em animais domésticos: aspectos epidemiológicos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n5p2387Palavras-chave:
Cryptosporidium spp., Ruminantes, Equinos, Caninos, Felinos.Resumo
Estudos referentes á criptosporidiose são essenciais, devido sua relevância em saúde pública e por sua patogenicidade em animais de produção e de companhia. Nos últimos 20 anos, houve uma rápida expansão das pesquisas envolvendo o gênero Cryptosporidium, em grande parte relacionada a estudos moleculares, propiciando a descrição de várias espécies, genótipos e subtipos do parasito. A caracterização molecular de isolados de diferentes origens (animal, humana e ambiental) tem sido amplamente usada com o intuito de investigar o potencial zoonótico deste protozoário. As formas de transmissão documentadas são de animais para o ser humano, de pessoa para pessoa, por meio de ingestão ou do uso de água destinada a lazer contaminada direta ou indiretamente com oocistos esporulados. A elevada taxa de animais naturalmente infectados e a susceptibilidade ao protozoário justificam a importância de se atentar para a ocorrência desta enfermidade. Assim, são demonstrados aspectos epidemiológicos desta zoonose em animais domésticos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.