Tratamento cirúrgico de condroma extradural lombar em cão - relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n4p1835Palavras-chave:
Condroma, Hemilaminectomia, Neoplasias extradurais.Resumo
As neoplasias com origem no canal medular são infrequentes na clínica veterinária de pequenos animais, porém quando presentes podem causar sinais neurológicos importantes. Anatomicamente estas neoplasias podem ser classificadas em extradural, intradural-extramedular e medular. As neoplasias extradurais estão localizadas fora da dura-máter, porém podem causar compressão da medula. Os condromas são neoplasias benignas, caracterizadas pela formação de tecido cartilaginoso sendo rara a sua localização no canal medular tanto em medicina humana como na medicina veterinária. O objetivo deste trabalho é descrever um caso de condroma extradural lombar em cão em que a descompressão cirúrgica e retirada da massa permitiu a resolução dos sinais clínicos de paralisia com retorno da função dos membros pélvicos do paciente.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Semina: Ciências Agrárias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.