Adubação fosfatada no sulco e foliar afetando a produtividade de grãos do feijoeiro comum
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n3p1231Palavras-chave:
Phaseolus vulgaris, Nutrição mineral de plantas, Fósforo, Cerrado.Resumo
O fósforo (P) é um elemento essencial no metabolismo das plantas. Devido à elevada taxa de fixação do P em solos tropicais, o aproveitamento pela cultura varia de 5% a 25%. Uma opção seria fornecê-lo por meio da adubação foliar, favorecendo a redução da quantidade de adubos fosfatados aplicados via solo, gerando ganhos econômicos e ambientais. Entretanto, essa prática ainda é realizada sem embasamento cientifico, o que dificulta a obtenção de resultados confiáveis. O objetivo deste trabalho foi testar a hipótese de que a aplicação de P foliar aumenta a eficiência de utilização de P do solo pelo feijoeiro. O experimento foi realizado por três anos agrícolas consecutivos em solo representativo do Cerrado, em cultivo de inverno com irrigação suplementar. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, com quatro repetições, em esquema fatorial 4 (doses de P no solo) x 4 (doses de P via foliar). O aumento das doses de P aplicadas via solo e foliar proporcionaram aumento do número vagens m-2, produtividade e teor de P na planta do feijoeiro comum. A maior produtividade do feijoeiro (3446 kg ha-1) foi obtida com a combinação de 120 kg ha-1 de P2O5 via solo com 1662 g de P2O5 ha-1 via foliar. A resposta da cultura à aplicação de P no solo é incrementada com a aplicação do nutriente via foliar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.