Adubação fosfatada no sulco e foliar afetando a produtividade de grãos do feijoeiro comum
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n3p1231Palavras-chave:
Phaseolus vulgaris, Nutrição mineral de plantas, Fósforo, Cerrado.Resumo
O fósforo (P) é um elemento essencial no metabolismo das plantas. Devido à elevada taxa de fixação do P em solos tropicais, o aproveitamento pela cultura varia de 5% a 25%. Uma opção seria fornecê-lo por meio da adubação foliar, favorecendo a redução da quantidade de adubos fosfatados aplicados via solo, gerando ganhos econômicos e ambientais. Entretanto, essa prática ainda é realizada sem embasamento cientifico, o que dificulta a obtenção de resultados confiáveis. O objetivo deste trabalho foi testar a hipótese de que a aplicação de P foliar aumenta a eficiência de utilização de P do solo pelo feijoeiro. O experimento foi realizado por três anos agrícolas consecutivos em solo representativo do Cerrado, em cultivo de inverno com irrigação suplementar. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, com quatro repetições, em esquema fatorial 4 (doses de P no solo) x 4 (doses de P via foliar). O aumento das doses de P aplicadas via solo e foliar proporcionaram aumento do número vagens m-2, produtividade e teor de P na planta do feijoeiro comum. A maior produtividade do feijoeiro (3446 kg ha-1) foi obtida com a combinação de 120 kg ha-1 de P2O5 via solo com 1662 g de P2O5 ha-1 via foliar. A resposta da cultura à aplicação de P no solo é incrementada com a aplicação do nutriente via foliar.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.