Danos causados por diferentes potenciais de inóculo de Aspergillus ochraceus no vigor de sementes de soja
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n6p2895Palavras-chave:
Deterioração de semente, Fungos de armazenamento, Glycine max.Resumo
A incidência e a severidade de Aspergillus ochraceus pode reduzir a qualidade fisiológica das sementes. Neste trabalho, objetivou-se estudar a qualidade fisiológica de sementes de soja naturalmente infectadas com A. ochraceus. Sementes de soja cv. Conquista com diferentes níveis de inóculo de A. ochraceus foram obtidas por meio da técnica de restrição hídrica e separadas em três níveis (N0, N1 e N2) de acordo com a área superfícial coberta com estruturas fúngicas. Para compor as testemunhas foram retiradas do tratamento N0 duas amostras de 200 sementes de soja, sendo a primeira tratada com os fungicidas carboxin + thiram e a segunda amostra submetida à desinfestação superficial por imersão em solução de hipoclorito de sódio. A seguir, avaliou-se o vigor das sementes por meio do teste de emergência em bandejas e pelo teste de tetrazólio. As avaliações do comprimento de plântulas, massa fresca e massa seca da parte aérea e da raiz foram realizadas aos 21 dias após a semeadura. Observou-se redução do índice de velocidade de emergência e da emergência de plântulas com níveis de até 50% de inóculo em comparação ao tratamento com fungicida. O comprimento das plântulas (44%), a massa fresca da parte aérea e da raiz (82%), a massa seca da parte aérea (81%) e a massa seca da raiz (76%) também foram reduzidos. Sementes de soja com incidência acima de 50% de A. ochraceus apresentaram perda total do vigor e deterioração dos tecidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.