Análise de crescimento e partição de assimilados em plantas de fisalis submetidas a intervalos de adubação foliar
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n5p2247Palavras-chave:
Physalis peruviana, Área foliar, Matéria seca, Taxas de crescimento.Resumo
O trabalho foi conduzido em casa de vegetação e objetivou analisar o crescimento e a partição de assimilados em Physalis peruviana submetida a intervalos de adubação foliar. As plantas foram coletadas a intervalos regulares de quatorze dias após o transplante até o final do ciclo e foram determinados a massa seca e a área foliar. A partir dos dados primários foi aplicada a análise de crescimento, sendo calculados a massa seca total (Wt), taxas de produção de matéria seca (Ct), crescimento relativo (Rw) e assimilatória liquída (Ea), índice de área foliar (L), razões de área foliar (Fa) e massa foliar (Fw), área foliar específica (Sa), partição de matéria seca entre órgãos e o número de frutos. Plantas de Physalis peruviana submetidas à adubação foliar quinzenal atingiram maior Wt, Ct, superior número de frutos e semelhante matéria seca de frutos (Wfr) a plantas submetidas à aplicação de adubação foliar semanal e superior Wfr em relação a plantas sem adubação foliar. Desse modo, a aplicação de adubação foliar proporcionou benefícios no crescimento e na partição de assimilados em plantas de Physalis peruviana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.