Viabilidade de urediniósporos de Puccinia kuehnii e sua germinação influenciada por extratos aquosos de folhas de cana-de-açúcar
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n5p2239Palavras-chave:
Ferrugem alaranjada, Urediniósporos, Compostos foliares, Saccharum officinarum.Resumo
As ferrugens contribuem para perdas de rendimentos na cultura da cana-de-açúcar. O presente estudo teve como objetivo avaliar o período de viabilidade dos urediniósporos de Puccinia kuehnii e a influência de extratos aquosos em sua germinação in vitro. Para o primeiro bioensaio (B1) foram coletadas folhas com sintomas de ferrugem alaranjada, das cultivares de cana-de-açúcar SP89 1115 e RB72 454. Estas foram armazenadas em câmara úmida, até as datas das avaliações de germinação. Os urediniósporos foram coletados das folhas e preparou-se uma suspensão em água destilada. Uma alíquota de 0,1 mL foi transferida para placas de Petri contendo meio ágar-água (15g L-1), mantidas a 20ºC, no escuro por 24 horas. As avaliações foram feitas aos 0, 1, 2, 4, 8 e 16 dias após a coleta das folhas, com cinco repetições por avaliação. No Segundo bioensaio (B2) os urediniósporos foram coletados de folhas com sintomas de ferrugem alaranjada da cultivar SP89-1115. Foi preparada uma suspensão em água destilada e uma alíquota de 0,1 mL foi transferida para placas de Petri contendo meio ágar-água e 1 mL de extratos aquosos de folhas de cana-de-açúcar. Os tratamentos constituíram-se em dois extratos aquosos: variedade suscetível RB72 454 e resistente RB86 7515 nas diluições de 1:1; 10-1; 10-2; 10-3. Foram realizadas 4 repetições. Para ambos os bioensaios avaliou-se a germinação de 200 urediniósporos/placa. Os resultados de B1 demonstraram que para a variedade SP89 1115 a porcentagem de germinação foi significativamente inferior à variedade RB72 454, respectivamente 26,4% e 93,1% na data da coleta a campo e 24,8% e 32,4% aos 16 dias após a coleta. Em B2 a porcentagem de germinação dos urediniósporos que receberam a suspensão aquosa da variedade resistente, foi em média de 7,6 pontos percentuais menor do que os que receberam a suspensão aquosa da variedade suscetível.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Fabiana Tibolla, Ciro Hideki Sumida, Douglas Cassaroto Peitl, Marcelo Giovanetti Canteri, Ana Maria Conte Castro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













