Qualidade fisiológica de sementes de pimenta obtidas em frutos de diferentes estágios e armazenadas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n1p251Palavras-chave:
Capsicum frutencens L. Vigor, Coloração de frutos.Resumo
O objetivo nesse trabalho foi avaliar a qualidade fisiológica de sementes de pimenta em frutos de diferentes maturidades, submetidas ao repouso pós-colheita nos frutos e o armazenamento das sementes. As sementes utilizadas foram colhidas em julho de 2009, de plantas cultivadas em casa de vegetação da área de transferência de tecnologia da Embrapa Roraima. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado em esquema fatorial 3x2x2 com 4 repetições. Na colheita foram retirados frutos imaturos, intermediários e maduros, totalizando 90 frutos. Em parte dos frutos colhidos, a extração das sementes foi imediata e nos demais foram mantidas por 10 dias em temperatura ambiente a 25°C. A qualidade fisiológica das sementes foi avaliada quanto a germinação (plântulas normais e anormais), velocidade de germinação. Os testes foram repetidos três meses após a colheita para avaliar o armazenamento. A colheita de frutos de pimenta no estádio intermediário (verde alaranjado) apresentou sementes com melhor qualidade fisiológica em relação às obtidas de frutos maduros (vermelho intenso) e frutos imaturos (verdes). A permanência das sementes no interior dos frutos, por dez dias, melhora a qualidade fisiológica das sementes obtidas de frutos colhidos precocemente (intermediário). As sementes extraídas dos frutos dez dias após a colheita apresentam melhor qualidade fisiológica aos três meses, do que as sementes extraídas logo após a colheita.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.