Mortalidade de Alphitobius diaperinus (Panzer) (Coleoptera: Tenebrionidae) por óleos de nim e citronela
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6p2565Palavras-chave:
Azadirachta indica, Cymbopogon sp., Produção animal.Resumo
Estudou-se o efeito do óleo de nim e óleo essencial de citronela associados ou não sobre Alphitobius diaperinus (Panzer). Foram realizados três bioensaios. Para o primeiro estudo, os tratamentos foram com óleo de nim (1, 3, 5, 7 e 9%). No segundo teste, os tratamentos foram óleo de citronela (5, 10 15 e 20%) emulsionados com sabão de coco, além dos tratamentos controle com sabão de coco (10g/L) e somente água. Para o terceiro bioensaio, os tratamentos foram óleo de nim e citronela nas concentrações de 1 e 3%, associados ou não. O óleo de citronela foi emulsionado com detergente neutro biodegradável. Foram também utilizados os controles com detergente e somente água. Depois de tratados, os insetos foram mantidos em câmara climatizada. As avaliações de mortalidade foram realizadas no primeiro, quinto e décimo dia após as pulverizações. De maneira geral, as maiores mortalidades ocorreram 24 h após a pulverização. Para o óleo de nim a mortalidade acumulada nos 10 dias de avaliação foi de 59% na concentração de 9%; e para o óleo de citronela foi de 81% na concentração de 20%. As maiores mortalidades ocorreram nos tratamentos nos quais os óleos foram aplicados juntos. O tipo de interação entre os óleos foi aditiva para a mortalidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.