Produção e qualidade fisiológica de semente de feijão após aplicação do herbicida Diquat
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n4p1707Palavras-chave:
Dessecação, Phaseolus vulgaris, Qualidade, Vigor, Germinação.Resumo
Objetivou-se com a pesquisa avaliar a influência da aplicação do herbicida Diquat, em diferentes épocas, sobre a produção e qualidade fisiológica das sementes de feijão, cultivar Pérola. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados (DBC). Os tratamentos constituíram da aplicação do herbicida com dosagem de 400 g i.a./ha, em oito estádios de aplicação (83, 85, 87, 89, 91, 93 e 95 dias após a semeadura (DAS) e sem aplicação aos 97 dias – testemunha). As variáveis analisadas foram, grau de umidade (%), germinação (%), primeira contagem da germinação (%), índice de velocidade de germinação, emergência de plântulas (%), estande inicial (%), índice de velocidade de emergência, peso de mil sementes (g) e produção (Kg ha-1). O grau de umidade das sementes de feijão nas épocas de aplicação do herbicida decresceram, antecipando em ate 14 dias a colheita do feijão. Pela germinação e primeira contagem não foi observado diferença entre os tratamentos. Já para o IVG observou-se resultados superiores aos 83 DAS. Para a porcentagem de emergência e IVE os valores foram inferiores aos 87 e 89 DAS. Em contrapartida, os dados obtidos para o estande inicial não diferiram entre si. Para o peso de mil sementes e produção os resultados foram superiores aos 89 DAS e aos 89 e 95 DAS, respectivamente. A aplicação do dessecante Diquat na cultura do feijoeiro a partir dos 83 dias após a semeadura não afeta a germinação das sementes, porém, reduz de maneira significativa a produção de sementes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.