Contaminação do solo por ovos de Toxocara spp. em assentamento rural de Mirante do Paranapanema, São Paulo, Brasil

Autores

  • Vamilton Alvares Santarém Universidade do Oeste Paulista
  • Lundia Luara Cavalcante Bin Universidade do Oeste Paulista
  • Mariele Catherine Alves Silva Universidade do Oeste Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n4p1525

Palavras-chave:

Contaminação ambiental, Toxocaríase, Larva migrans, Epidemiologia.

Resumo

A toxocaríase é uma zoonose ocasionada pelos nematódeos Toxocara canis e T. cati, que infectam, respectivamente, cães e gatos. A infecção humana é ocasionada principalmente pela ingestão acidental de ovos larvados presentes no solo. A doença é de caráter cosmopolita, mas ocorre com maior freqüência em populações de fragilidade social. O objetivo deste estudo foi avaliar a contaminação de solo por ovos de Toxocara spp. em um assentamento rural no município de Mirante do Paranapanema, São Paulo. Amostras (n=31) de 100 gramas de solo foram colhidas de oito pontos diferentes de cada lote, ao redor da residência, sendo duas na face frontal, duas nas respectivas laterais e duas nos fundos, totalizando 248 amostras. Para recuperação de ovos de Toxocara spp., duas alíquotas de um grama de solo de cada face dos lotes, foram processadas pelo método de centrífugo-flutuação em solução de sulfato de zinco (d=1.20g/cm3). Observou-se que 38,7% dos lotes estavam contaminados. Não houve associação entre a presença de cães ou de gatos com a presença de ovos no solo (p=1,0; Odds Ratio= 0,611; IC 95%= 0,03457-10,802). Contudo, a contaminação ambiental associada com as condições precárias dos habitantes e de seus animais pode ser um importante fator de risco para a infecção humana por agentes de larva migrans ocular e/ou visceral em comunidades rurais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vamilton Alvares Santarém, Universidade do Oeste Paulista

Prof. do Mestrado em Ciência Animal e Curso de Medicina Veterinária da Universidade do Oeste Paulista, UNIOESTE, Presidente Prudente, SP.

Lundia Luara Cavalcante Bin, Universidade do Oeste Paulista

Discente de Pós-Graduação, Mestrado em Ciência Animal, UNIOESTE, Presidente Prudente, SP.

Mariele Catherine Alves Silva, Universidade do Oeste Paulista

Discente de Graduação em Medicina Veterinária da UNIOESTE, Presidente Prudente, SP.

Downloads

Publicado

2012-08-29

Como Citar

Santarém, V. A., Bin, L. L. C., & Silva, M. C. A. (2012). Contaminação do solo por ovos de Toxocara spp. em assentamento rural de Mirante do Paranapanema, São Paulo, Brasil. Semina: Ciências Agrárias, 33(4), 1525–1530. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n4p1525

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)