Sustentabilidade ambiental, econômica e social: ações e práticas de pequenas e médias empresas brasileiras

Autores

  • Ronaldo de Oliveira Santos Jhunior Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Nágila Giovanna Silva Vilela Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2018v6n2p59

Palavras-chave:

Tripé da sustentabilidade, Desenvolvimento sustentável, PMEs.

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar as ações e práticas de sustentabilidade ambiental, econômica e social que têm sido adotadas pelas pequenas e médias empresas (PMEs) que mais crescem no Brasil. A pesquisa é qualitativa e descritiva e a amostra considerada inclui as 50 primeiras PMEs entre as 100 que mais crescem no Brasil de acordo com pesquisa realizada pela Deloitte em parceria com a Revista Exame em 2016. Notou-se que as ações de sustentabilidade praticadas pelas PMEs são também mecanismos de atuação estratégica organizacional e que no Brasil há a necessidade de maior atenção a respeito da temática. Entende-se que tais práticas auxiliam no incremento de uma mentalidade mais direcionada para o desenvolvimento enquanto apresenta maior preocupação com o contexto ambiental, econômico e social em que o Brasil encontra-se inserido.

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Biografia do Autor

Ronaldo de Oliveira Santos Jhunior, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestre em Administração, Universidade Federal do Paraná - UFPR, Brasil.

ronaldojhr@gmail.com

Nágila Giovanna Silva Vilela, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestra em Administração, Universidade Federal do Paraná - UFPR, Brasil.

nagilavilela@gmail.com

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Publicado

2018-07-12

Como Citar

Santos Jhunior, R. de O., & Silva Vilela, N. G. (2018). Sustentabilidade ambiental, econômica e social: ações e práticas de pequenas e médias empresas brasileiras. Organizações E Sustentabilidade, 6(2), 59–71. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2018v6n2p59

Edição

Seção

Artigos