Responsabilidade Social: a forma como é percebida por alunos da graduação em Administração e Ciências Contábeis

Autores

  • Tammi Juliene Leite de Aguiar Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
  • Erlaine Binotto Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
  • Elisabete Stradiotto Siqueira Universidade Federal do Semi-Árido - UFERSA

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2014v2n2p231

Palavras-chave:

Ensino, Responsabilidade Social Empresarial, Grade Curricular.

Resumo

O estudo analisa a percepção dos estudantes de Administração e Ciências Contábeis de duas instituições de ensino douradenses sobre quatro perspectivas conceituais de Responsabilidade Social Empresarial. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e documental, que utilizou questionários aplicados a 531 alunos. Os resultados mostraram que a perspectiva mais bem aceita foi a da Ação Social, tal perspectiva, segundo os estudiosos da temática da Responsabilidade Social Empresarial, não se enquadra em uma linha de pensamento e atitudes condizentes com uma postura socialmente responsável, mas gera um atendimento imediato das necessidades da sociedade. A análise das matrizes curriculares evidenciou que das sete palavras-chave buscadas “filantropia” e “stakeholders” não foram identificadas em nenhuma das ementas das graduações. Entretanto a “ética” esteve presente em pelo menos uma das ementas dos cursos de Administração e Ciências Contábeis das duas instituições de ensino. O termo “responsabilidade social” foi identificado nas ementas das disciplinas dos dois cursos de Administração. Conhecer a perspectivas aceitas e bem avaliadas pelos graduandos pode indicar caminhos de delineamento do futuro próximo da Responsabilidade Social Empresarial da região em que estarão inseridos.

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Biografia do Autor

Tammi Juliene Leite de Aguiar, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Brasil.

Erlaine Binotto, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Possui doutorado e mestrado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Brasil e doutorado sanduiche pela The University of Queensland, Austrália. Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Brasil. Avaliadora de artigos em periódicos e eventos nacionais e internacionais. Coordena projetos aprovados no CNPq sobre seleção docente nas universidades federais e sobre cooperação em diferentes contextos do agronegócio. É professora da UFGD, coordena o Programa de Pós-Graduação em Agronegócios – PPGAgronegócios e está na vice-coordenação do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública, mestrado profissional – PROFIA-UFGD, Brasil.

Elisabete Stradiotto Siqueira, Universidade Federal do Semi-Árido - UFERSA

Possui doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP, Brasil. Mestrado em Administração pela mesma instituição. Graduação em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP, Brasil. Professora da Universidade Federal do Semi-Árido - UFERSA, Brasil. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Cultura Organizacional e Subjetividade, especialmente: a cultura organizacional, a liderança, o poder, administração e gestão social, e responsabilidade social.

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Publicado

2014-12-22

Como Citar

Aguiar, T. J. L. de, Binotto, E., & Siqueira, E. S. (2014). Responsabilidade Social: a forma como é percebida por alunos da graduação em Administração e Ciências Contábeis. Organizações E Sustentabilidade, 2(2), 231–258. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2014v2n2p231

Edição

Seção

Artigos