GESTÃO DE DESEMPENHO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE A ABORDAGEM SUSTENTÁVEL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2022v10n1p38-54

Palavras-chave:

Indicadores de Desempenho, Instituições de Ensino Superior, Sustentabilidade

Resumo

Esta pesquisa buscou categorizar a literatura sobre performance em Instituições de ensino superior (IES) com relação à abordagem sustentável relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Foi realizado um estudo de natureza teórica, com abordagem exploratória e qualitativa, a partir de uma revisão sistemática da literatura utilizando o Prisma-P como protocolo de análise de trabalhos. Os artigos abordaram indicadores relacionados aos temas: Materiais, Consumo e geração de energia, Consumo de água, Biodiversidade, Emissões, Efluentes e desperdício, Avaliação ambiental de fornecedores, Sociais de emprego, Saúde e segurança no trabalho e Sociais de treinamento e Educação, que são de suma importância para que as IES monitorem o impacto ambiental das suas atividades e dos seus produtos. Foi possível identificar nos artigos que os ODS 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 11, 12, 13, 14, 15 e 17 foram abordados por pelo menos um dos artigos. Apresenta-se como principal contribuição desta pesquisa a organização da literatura relacionando 3 temas tão relevantes: Gestão da performance, gestão de instituições de ensino e as ODSs da ONU.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wallas Pereira Caetano

Mestre em Administração, Universidade Ibirapuera, Brasil.

ORCID iD: 0000-0002-5998-1072 | ID Lattes: 6226243282719736

E-mail: wallas.caetano@gmail.com

Leonardo Fabris Lugoboni

Doutor em Administração, Universidade de São Paulo, Brasil.

Docente no Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal de São Paulo, Brasil.

Docente no Mestrado Profissional de Administração e Contabilidades, Centro Universitário FECAP, Brasil.

ORCID iD: 0000-0003-1396-9681 | ID Lattes: 3762938281211058

E-mail: leonardo.lugoboni@unifesp.br (autor correspondente)

Referências

Alonso, K. R., Morales, G. B. C., & López, J. G. (2015). Indicadores para el control estratégico en la Universidad de Cienfuegos. Revista Universidad y Sociedad, 7(3), 56-62.

Annan-Diab, F., & Molinari, C (2017). Interdisciplinarity: Practical approach to advancing for sustainability and for the sustainable development goals. The International Journal of Management Education, 15(2), 73-83.

Atkinson, G. (2000). Measuring corporate sustainability. Journal of Environmental Planning and Management, 43(2), 235-252.

Bansal, P., & Roth, K. (2000). Why Companies Go Green: a model of ecological responsiveness. Academy of Management Journal, 43(4), 717 -736.

Beloff, B., Tanzil, D., & Lines, M. (2004). Sustainable development performance assessment. Environmental Process, 23(4), 271-276.

Bondy, K., Matten, D., & Moon, J. (2008). Multinational corporation codes of conduct: Governance tools for corporate social responsibility. Corporate Governance, 16(4), 294-311.

Bourne, M., Neely, A., Mills, J., & Platts, K. (2003). Implementing performance measurement systems: a literature review. International Journal of Business Performance Management, 5(1), 1-24.

Brown, H. S., Jong, M., & Lessidrenska, T. (2009). The rise of the Global Reporting Initiative: a case of institutional entrepreneurship. Environmental Politics, 18(2), 182-200.

Campbell, J. L. (2007). Why would corporations behave in socially responsible ways? an institutional theory of corporate social responsibility. Academy of Management Review, 32(3), 946-967.

Casani, F., & Pérez-Esparrell, C. (2009): Social responsibility in Spanish public universities: vectors of change in governance. Economics Research of the Education, 4, 127-137.

Castka, P., & Balzarova, M. (2008). Social responsibility standardization: Guidance or reinforcement through certification. Human Systems Management, 27, 231-242.

Chen, S. H., Wang, H. H., Yang, K. J. (2009). Establishment and application of performance measure indicators for universities. The TQM Journal, 21(3). 220 -235.

Fischer, D., Jenssen, S., & Tappeser, V. (2015). Getting an empirical hold of the sustainable university: a comparative analysis of evaluation frameworks across 12 contemporary sustainability assessment tools. Assessment and Evaluation of Higher Education, 40(6), 785-800.

García-Feijoo, M., Eizaguirre, A., & Rica-Aspiunza, A. (2020). Systematic review of sustainable-development-goal deployment in business schools. Sustainability, 12(1), 440.

Guerra, M. F., Brito, A. C., & Soares, J. L. (2017). Avaliação de desempenho das instituições de ensino superior brasileiras: Uma reflexão à luz da Controladoria. Revista Espacios, 38(15), 11.

Haertle, J., Parkes, C., Murray, A., & Hayes, R. (2017). PRME: Building a global movement on responsible management education. The International Journal of Management Education, 15(2), 66-72.

Jimenez C. G, Martinez, A. G., & Lopez, M. A. (2016). Proposal for University Social Responsibility indicators according to GRI G4 guidelines: The case of the University of Cordoba (Spain). Revista de Economia Publica Social y Cooperativa, 87, 103-137.

Kraemer, M. E. P. (2004). The 21st Century University Towards Sustainable Development. Electronic Journal of Administrative Science, 3(2), 1.

Li, Y., Gu, Y., & Liu, C. (2018). Prioritizing performance indicators for sustainable construction and development of university campuses using an integrated assessment approach. Journal of Cleaner Production, 202, 959-968.

Moher, D., Shamseer, L., Clarke, M., Ghersi, D., Liberati, A., Petticrew, M. & Stewart, L. A. (2015). Preferred reporting items for systematic review and meta-analysis protocols (Prisma-P) 2015 statement. Systematic reviews, 4(1), 1-9.

Nitkin, D., & Brooks, L. J. (1998). Sustainability auditing and reporting: The Canadian experience. Journal of Business Ethics, 17, 1499-1507.

Organização das Nações Unidas (2021). Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. https://brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Palasai, P., Sirisoponsilp, S., & Chandrachai, A. (2017). Performance Management Model: A Study in Thai Public Higher Education Institutions. International Journal of Economics & Management, 11(S1), 59-73.

PRME Chapter Brazil (2021). PRME - Chapter Brazil. http://prmebrazil.com.br/.

Salzmann, O., Ionescu-Somers, A., & Steger, U. (2005). The business case for sustainability: Literature review and research options. European Management Journal, 23(1), 27-36.

Schwarz, J., Beloff, B., & Beaver, E. (2002). Use sustainability metrics to guide decision-making. Chemical Engineering Progress, 98(7), 58-63.

Searcy, C. (2012). Corporate Sustainability Performance Measurement Systems: A Review and Research Agenda. Journal of Business Ethics, 107, 239-253.

Szekely, F., & Knirsch, M. (2005). Responsible leadership and corporate social responsibility: Metrics for sustainable performance. European Management Journal, 23(6), 628-647.

Tanzil, D., & Beloff, B. (2006). Assessing impacts: Overview on sustainability indicators and metrics. Environmental Quality Management, 15(4), 41-56.

Taticchi, P., Garengo, P., Nudurupati S. S., Tonelli, F., & Pasqualino, R. (2015). A review of decision-support tools and performance measurement and sustainable supply chain management. International Journal of Production Research, 53(21), 6473-6494.

Taticchi, P., Tonelli, F. and Cagnazzo, L. (2010). Performance measurement and management: a literature review and a research agenda. Measuring Business Excellence, 14(1), 4-18.

Vallaeys, F. (2008). University social responsibility: a new philosophy of ethical and smart for universities. Higher Education and Society, 2, 191-220.

Weber, M. (2008). The business case for corporate social responsibility: A company-level measurement approach for CSR. European Management Journal, 26, 247-261.

Yaakub, M. H., & Mohamed, Z. A. (2020). Measuring the performance of private higher education institutions in Malaysia. Journal of Applied Research in Higher Education, 12(3), 425-443.

Zamora-Polo, F., & Sánchez-Martín, J. (2019). Teaching for a Better World. Sustainability and Sustainable Development Goals in the Construction of a Change-Maker University. Sustainability, 11(15), 4224.

Downloads

Publicado

2022-12-21

Como Citar

Pereira Caetano, W., & Fabris Lugoboni, L. (2022). GESTÃO DE DESEMPENHO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE A ABORDAGEM SUSTENTÁVEL. Organizações E Sustentabilidade, 10(1), 38–54. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2022v10n1p38-54

Edição

Seção

Artigos