GESTÃO DE DESEMPENHO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE A ABORDAGEM SUSTENTÁVEL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2022v10n1p38-54

Palavras-chave:

Indicadores de Desempenho, Instituições de Ensino Superior, Sustentabilidade

Resumo

Esta pesquisa buscou categorizar a literatura sobre performance em Instituições de ensino superior (IES) com relação à abordagem sustentável relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Foi realizado um estudo de natureza teórica, com abordagem exploratória e qualitativa, a partir de uma revisão sistemática da literatura utilizando o Prisma-P como protocolo de análise de trabalhos. Os artigos abordaram indicadores relacionados aos temas: Materiais, Consumo e geração de energia, Consumo de água, Biodiversidade, Emissões, Efluentes e desperdício, Avaliação ambiental de fornecedores, Sociais de emprego, Saúde e segurança no trabalho e Sociais de treinamento e Educação, que são de suma importância para que as IES monitorem o impacto ambiental das suas atividades e dos seus produtos. Foi possível identificar nos artigos que os ODS 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 11, 12, 13, 14, 15 e 17 foram abordados por pelo menos um dos artigos. Apresenta-se como principal contribuição desta pesquisa a organização da literatura relacionando 3 temas tão relevantes: Gestão da performance, gestão de instituições de ensino e as ODSs da ONU.

Biografia do Autor

Wallas Pereira Caetano

Mestre em Administração, Universidade Ibirapuera, Brasil.

ORCID iD: 0000-0002-5998-1072 | ID Lattes: 6226243282719736

E-mail: wallas.caetano@gmail.com

Leonardo Fabris Lugoboni

Doutor em Administração, Universidade de São Paulo, Brasil.

Docente no Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal de São Paulo, Brasil.

Docente no Mestrado Profissional de Administração e Contabilidades, Centro Universitário FECAP, Brasil.

ORCID iD: 0000-0003-1396-9681 | ID Lattes: 3762938281211058

E-mail: leonardo.lugoboni@unifesp.br (autor correspondente)

Referências

Alonso, K. R., Morales, G. B. C., & López, J. G. (2015). Indicadores para el control estratégico en la Universidad de Cienfuegos. Revista Universidad y Sociedad, 7(3), 56-62.

Annan-Diab, F., & Molinari, C (2017). Interdisciplinarity: Practical approach to advancing for sustainability and for the sustainable development goals. The International Journal of Management Education, 15(2), 73-83.

Atkinson, G. (2000). Measuring corporate sustainability. Journal of Environmental Planning and Management, 43(2), 235–252.

Bansal, P., & Roth, K. (2000). Why Companies Go Green: a model of ecological responsiveness. Academy of Management Journal, 43(4), 717 –736.

Beloff, B., Tanzil, D., & Lines, M. (2004). Sustainable development performance assessment. Environmental Process, 23(4), 271–276.

Bondy, K., Matten, D., & Moon, J. (2008). Multinational corporation codes of conduct: Governance tools for corporate social responsibility. Corporate Governance, 16(4), 294–311.

Bourne, M., Neely, A., Mills, J., & Platts, K. (2003). Implementing performance measurement systems: a literature review. International Journal of Business Performance Management, 5(1), 1-24.

Brown, H. S., Jong, M., & Lessidrenska, T. (2009). The rise of the Global Reporting Initiative: a case of institutional entrepreneurship. Environmental Politics, 18(2), 182–200.

Campbell, J. L. (2007). Why would corporations behave in socially responsible ways? an institutional theory of corporate social responsibility. Academy of Management Review, 32(3), 946–967.

Casani, F., & Pérez-Esparrell, C. (2009): Social responsibility in Spanish public universities: vectors of change in governance. Economics Research of the Education, 4, 127-137.

Castka, P., & Balzarova, M. (2008). Social responsibility standardization: Guidance or reinforcement through certification. Human Systems Management, 27, 231–242.

Chen, S. H., Wang, H. H., Yang, K. J. (2009). Establishment and application of performance measure indicators for universities. The TQM Journal, 21(3). 220 -235.

Fischer, D., Jenssen, S., & Tappeser, V. (2015). Getting an empirical hold of the sustainable university: a comparative analysis of evaluation frameworks across 12 contemporary sustainability assessment tools. Assessment and Evaluation of Higher Education, 40(6), 785-800.

García-Feijoo, M., Eizaguirre, A., & Rica-Aspiunza, A. (2020). Systematic review of sustainable-development-goal deployment in business schools. Sustainability, 12(1), 440.

Guerra, M. F., Brito, A. C., & Soares, J. L. (2017). Avaliação de desempenho das instituições de ensino superior brasileiras: Uma reflexão à luz da Controladoria. Revista Espacios, 38(15), 11.

Haertle, J., Parkes, C., Murray, A., & Hayes, R. (2017). PRME: Building a global movement on responsible management education. The International Journal of Management Education, 15(2), 66-72.

Jimenez C. G, Martinez, A. G., & Lopez, M. A. (2016). Proposal for University Social Responsibility indicators according to GRI G4 guidelines: The case of the University of Cordoba (Spain). Revista de Economia Publica Social y Cooperativa, 87, 103-137.

Kraemer, M. E. P. (2004). The 21st Century University Towards Sustainable Development. Electronic Journal of Administrative Science, 3(2), 1.

Li, Y., Gu, Y., & Liu, C. (2018). Prioritizing performance indicators for sustainable construction and development of university campuses using an integrated assessment approach. Journal of Cleaner Production, 202, 959–968.

Moher, D., Shamseer, L., Clarke, M., Ghersi, D., Liberati, A., Petticrew, M. & Stewart, L. A. (2015). Preferred reporting items for systematic review and meta-analysis protocols (Prisma-P) 2015 statement. Systematic reviews, 4(1), 1-9.

Nitkin, D., & Brooks, L. J. (1998). Sustainability auditing and reporting: The Canadian experience. Journal of Business Ethics, 17, 1499–1507.

Organização das Nações Unidas (2021). Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. https://brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Palasai, P., Sirisoponsilp, S., & Chandrachai, A. (2017). Performance Management Model: A Study in Thai Public Higher Education Institutions. International Journal of Economics & Management, 11(S1), 59-73.

PRME Chapter Brazil (2021). PRME – Chapter Brazil. http://prmebrazil.com.br/.

Salzmann, O., Ionescu-Somers, A., & Steger, U. (2005). The business case for sustainability: Literature review and research options. European Management Journal, 23(1), 27–36.

Schwarz, J., Beloff, B., & Beaver, E. (2002). Use sustainability metrics to guide decision-making. Chemical Engineering Progress, 98(7), 58–63.

Searcy, C. (2012). Corporate Sustainability Performance Measurement Systems: A Review and Research Agenda. Journal of Business Ethics, 107, 239–253.

Szekely, F., & Knirsch, M. (2005). Responsible leadership and corporate social responsibility: Metrics for sustainable performance. European Management Journal, 23(6), 628–647.

Tanzil, D., & Beloff, B. (2006). Assessing impacts: Overview on sustainability indicators and metrics. Environmental Quality Management, 15(4), 41–56.

Taticchi, P., Garengo, P., Nudurupati S. S., Tonelli, F., & Pasqualino, R. (2015). A review of decision-support tools and performance measurement and sustainable supply chain management. International Journal of Production Research, 53(21), 6473-6494.

Taticchi, P., Tonelli, F. and Cagnazzo, L. (2010). Performance measurement and management: a literature review and a research agenda. Measuring Business Excellence, 14(1), 4-18.

Vallaeys, F. (2008). University social responsibility: a new philosophy of ethical and smart for universities. Higher Education and Society, 2, 191-220.

Weber, M. (2008). The business case for corporate social responsibility: A company-level measurement approach for CSR. European Management Journal, 26, 247–261.

Yaakub, M. H., & Mohamed, Z. A. (2020). Measuring the performance of private higher education institutions in Malaysia. Journal of Applied Research in Higher Education, 12(3), 425-443.

Zamora-Polo, F., & Sánchez-Martín, J. (2019). Teaching for a Better World. Sustainability and Sustainable Development Goals in the Construction of a Change-Maker University. Sustainability, 11(15), 4224.

Downloads

Publicado

2022-12-21

Como Citar

Pereira Caetano, W., & Fabris Lugoboni, L. (2022). GESTÃO DE DESEMPENHO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE A ABORDAGEM SUSTENTÁVEL. Organizações E Sustentabilidade, 10(1), 38–54. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2022v10n1p38-54

Edição

Seção

Artigos