Responsabilidade Social: a forma como é percebida por alunos da graduação em Administração e Ciências Contábeis
DOI:
https://doi.org/10.5433/2318-9223.2014v2n2p231Palavras-chave:
Ensino, Responsabilidade Social Empresarial, Grade Curricular.Resumo
O estudo analisa a percepção dos estudantes de Administração e Ciências Contábeis de duas instituições de ensino douradenses sobre quatro perspectivas conceituais de Responsabilidade Social Empresarial. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e documental, que utilizou questionários aplicados a 531 alunos. Os resultados mostraram que a perspectiva mais bem aceita foi a da Ação Social, tal perspectiva, segundo os estudiosos da temática da Responsabilidade Social Empresarial, não se enquadra em uma linha de pensamento e atitudes condizentes com uma postura socialmente responsável, mas gera um atendimento imediato das necessidades da sociedade. A análise das matrizes curriculares evidenciou que das sete palavras-chave buscadas “filantropia” e “stakeholders” não foram identificadas em nenhuma das ementas das graduações. Entretanto a “ética” esteve presente em pelo menos uma das ementas dos cursos de Administração e Ciências Contábeis das duas instituições de ensino. O termo “responsabilidade social” foi identificado nas ementas das disciplinas dos dois cursos de Administração. Conhecer a perspectivas aceitas e bem avaliadas pelos graduandos pode indicar caminhos de delineamento do futuro próximo da Responsabilidade Social Empresarial da região em que estarão inseridos.
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