Design de Moda para crianças com câncer no hospital: uma investigação sobre roupas e ludicidade
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n3p175Palavras-chave:
Design de moda, Design e saúde, Ludicidade, Criança com câncer, EstresseResumo
Este artigo apresenta conexões entre os campos do Design e da Saúde. Aborda a experiência de crianças com câncer no contexto hospitalar em relação ao vestuário, tomado como possível facilitador no tratamento. Apresenta a coleção Piskatoomba que investiga aspectos ergonômicos e funcionais, entre outros parâmetros projetuais do Design de Moda, enfocando a ludicidade da roupa como potencial minimizadora do estresse vivenciado pelas crianças, criada com o intuito de produzir estratégias de redução de sofrimento.Downloads
Referências
BARROS, Danielle Marotti de Souza; LUSTOSA, Maria Alice. A ludoterapia na doença crônica infantil. Revista da SBPH, Belo Horizonte, MG, v. 12, n. 2, p. 114-136, 2009. Disponível em: https://bit.ly/2Z3R5Du. Acesso em: 27 mar. 2020.
CARNIER, Luciana Esgalha. Stress e coping em crianças hospitalizadas em situação pré-cirúrgica e stress do acompanhante: estabelecendo relações. 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP, 2010. Disponível em: https://bit.ly/322jFqX. Acesso em: 27 mar. 2020.
COMITÊ CIENTÍFICO DO NÚCLEO CIÊNCIA PELA INFÂNCIA. O impacto do desenvolvimento na primeira infância sobre a aprendizagem: estudo 1. São Paulo: NCPI, 2014. Disponível em: https://bit.ly/31WUp50. Acesso em: 5 abr. 2018.
CORDAZZO, Scheila Tatiana Duarte; VIEIRA, Mauro Luís. A brincadeira e suas implicações nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, RJ, v. 7, n. 1, p. 89-101, 2007. Disponível em: https://bit.ly/3izNhBv. Acesso em: 27 mar. 2020.
FRASER, Theresa. Play therapy today: contemporary practice with individuals, groups and carers. New York: Routledge, 2014. Disponível em: https://bit.ly/2VM9zq7. Acesso em: 27 mar. 2020.
GALLO, Silvio. Transversalidade e educação: pensando uma educação não-disciplinar. In: ALVES, Nilda (org.). O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. Disponível em: https://bit.ly/3iyChV7. Acesso em: 27 mar. 2020.
IIDA, Itiro; GUIMARÃES, Lia Buarque de Macedo. Ergonomia, projeto e produção. 3. ed. São Paulo: Blücher, 2016. Livro eletrônico. Disponível em: https://bit.ly/3q3YD4l. Acesso em: 9 fev. 2021.
LIMA, Paulo Gomes. Transversalidade e docência universitária: por uma recorrência dialética do ensinar-aprender. Educação, Santa Maria, RS, v. 33, n. 3, p. 457-468, set./dez. 2008. Disponível em: https://bit.ly/2NZDQgL. Acesso em: 27 mar. 2020.
MESQUITA, Cristiane. Pistas para um método ziguezague: trajetos entre fluxos vestíveis e design de moda. In: COLÓQUIO DE MODA, 6., 2010, São Paulo, SP. Anais [...]. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 2010. Disponível em https://bit.ly/3gw2hP5. Acesso em: 27 mar. 2020.
MOTA, Ysis Abreu. Terapia do riso em crianças hospitalizadas: uma revisão sistemática da literatura. 2016. Monografia (Conclusão do Componente Curricular MED-B60/2015.2 do Curso de Medicina) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, 2016. Disponível em: https://bit.ly/3f62uZ8. Acesso em: 27 mar. 2020.
MOTTA, Alessandra Brunoro; ENUMO, Sônia Regina Fiorim. Brincar no hospital: estratégia de enfrentamento da hospitalização infantil. Psicologia em Estudo, Maringá, PR, v. 9, n. 1, p. 19-28, 2004. Disponível em: https://bit.ly/2ZHNERV. Acesso em: 27 mar. 2020.
NOGARO, Arnaldo; FINK, Alessandra Tiburski; PITON, Marta Regina Guerra. Brincar: reflexões a partir da neurociência para a consolidação da prática lúdica na educação infantil. Revista HISTERDBR On-Line, Campinas, SP, v. 15, n. 66, p. 278-294, dez. 2015. Disponível em: https://bit.ly/2Z17hoW. Acesso em: 27 mar. 2020.
OLIVEIRA, Gislene Farias de; DANTAS, Danilson Cruz; FONSECA, Patrícia Nunes da. O impacto da hospitalização em crianças de 1 a 5 anos de idade. Revista da SBPH, Belo Horizonte, MG, v. 7, n. 2, p. 37-54, 2004. Disponível em: https://bit.ly/2Z5pXnD. Acesso em: 27 mar. 2020.
OLIVEIRA, Nátali Castro Antunes Caprini. A técnica da distração no alívio da dor em crianças hospitalizadas: um ensaio clínico randomizado. 2014. Dissertação (Mestrado em Saúde Mental) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, 2014. Disponível em: https://bit.ly/2Z4HZGy. Acesso em: 27 mar. 2020.
PIMENTEL, Marina C. S.; LEITE, Thaís; COSTA, Juliana M.; LIMA, Geraldo C. O impacto do vestuário na qualidade de vida de crianças com câncer. In: COLÓQUIO DE MODA, 15., 2019, Porto Alegre, RS, 2019. Anais eletrônicos [...]. Porto Alegre: UNISINOS, 2019. Disponível em: http://coloquiomoda.com.br/anais/Coloquio%20de%20Moda%20-%202015/. Acesso em: 27 mar. 2020.
RIBEIRO, Circéa Amália; ANGELO, Margareth. O significado da hospitalização para a criança pré-escolar: um modelo teórico. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, SP, v. 39, n. 4, p. 391-400, 2004. Disponível em: https://bit.ly/2Z1kMoO. Acesso em: 27 mar. 2020.
SANCHEZ, Marisa Leonetti Marantes; EBELING, Vanessa de Lourdes Nunes. Internação infantil e sintomas depressivos: intervenção psicológica. Revista da SBPH, Belo Horizonte, MG, v. 14, n. 1, p. 186-199, jan./jun. 2011. Disponível em: https://bit.ly/3f5u8W8. Acesso em: 27 mar. 2020.
SANTA CASA BH. Mais segurança e conforto para pacientes mirins. Belo Horizonte: Grupo Santa Casa BH, 2016. Disponível em: https://santacasabh.org.br/ver/mais-seguranca-e-conforto-para-pacientes-mirins.html. Acesso em: 27 mar. 2020.
SCHNEIDER, Carine Marlene; MEDEIROS, Letícia Galery. Criança hospitalizada e o impacto emocional gerado nos pais. Unoesc & Ciência – ACHS, Joaçaba, SC, v. 2, n. 2, p. 140-154, jul./dez. 2011. Disponível em: https://bit.ly/3izNwM. Acesso em: 27 mar. 2020.
SILVEIRA, Icléia. Usabilidade do vestuário: fatores técnicos. Modapalavra e-períodico, Florianópolis, SC, Ano 1, n. 1, p. 21-39, jan./jul. 2008. Disponível em: https://bit.ly/31Q5Sna. Acesso em: 15 fev. 2019.
SOUZA, Amaralina Miranda de. A formação do pedagogo para o trabalho no contexto hospitalar: a experiência da Faculdade de Educação da UnB. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 17, n. 33, p. 251-272, maio/ago. 2011. Disponível em: https://bit.ly/2ByO4Cl. Acesso em: 1 abr. 2018.
STELLA's LCH Journey. 2nd Chemo Treatment. In: STRONG, Stella. Blog Stella Strong. [S. l.], 12 Feb. 2013. Disponível em: https://strongstella.wordpress.com/2013/02/12/2nd-chemo-treatment/. Acesso em: 27 mar. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.