Fashion Design for children with cancer in the hospital: an investigation about clothes and playfulness
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n3p175Keywords:
Fashion Design, Design and health, Playfulness, Child with cancer, StressAbstract
This article presents connections between the fields of Design and Health. It addresses the experience of children with cancer in the hospital context in relation to clothing, taken as a possible facilitator in the treatment. The study presents the Piskatoomba collection, that investigates ergonomic and functional aspects, among other design parameters of Fashion Design, focusing on the playfulness of clothing as a potential to minimize the stress experienced by children, created as a strategy for suffering reduction.Downloads
References
BARROS, Danielle Marotti de Souza; LUSTOSA, Maria Alice. A ludoterapia na doença crônica infantil. Revista da SBPH, Belo Horizonte, MG, v. 12, n. 2, p. 114-136, 2009. Disponível em: https://bit.ly/2Z3R5Du. Acesso em: 27 mar. 2020.
CARNIER, Luciana Esgalha. Stress e coping em crianças hospitalizadas em situação pré-cirúrgica e stress do acompanhante: estabelecendo relações. 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP, 2010. Disponível em: https://bit.ly/322jFqX. Acesso em: 27 mar. 2020.
COMITÊ CIENTÍFICO DO NÚCLEO CIÊNCIA PELA INFÂNCIA. O impacto do desenvolvimento na primeira infância sobre a aprendizagem: estudo 1. São Paulo: NCPI, 2014. Disponível em: https://bit.ly/31WUp50. Acesso em: 5 abr. 2018.
CORDAZZO, Scheila Tatiana Duarte; VIEIRA, Mauro Luís. A brincadeira e suas implicações nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, RJ, v. 7, n. 1, p. 89-101, 2007. Disponível em: https://bit.ly/3izNhBv. Acesso em: 27 mar. 2020.
FRASER, Theresa. Play therapy today: contemporary practice with individuals, groups and carers. New York: Routledge, 2014. Disponível em: https://bit.ly/2VM9zq7. Acesso em: 27 mar. 2020.
GALLO, Silvio. Transversalidade e educação: pensando uma educação não-disciplinar. In: ALVES, Nilda (org.). O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. Disponível em: https://bit.ly/3iyChV7. Acesso em: 27 mar. 2020.
IIDA, Itiro; GUIMARÃES, Lia Buarque de Macedo. Ergonomia, projeto e produção. 3. ed. São Paulo: Blücher, 2016. Livro eletrônico. Disponível em: https://bit.ly/3q3YD4l. Acesso em: 9 fev. 2021.
LIMA, Paulo Gomes. Transversalidade e docência universitária: por uma recorrência dialética do ensinar-aprender. Educação, Santa Maria, RS, v. 33, n. 3, p. 457-468, set./dez. 2008. Disponível em: https://bit.ly/2NZDQgL. Acesso em: 27 mar. 2020.
MESQUITA, Cristiane. Pistas para um método ziguezague: trajetos entre fluxos vestíveis e design de moda. In: COLÓQUIO DE MODA, 6., 2010, São Paulo, SP. Anais [...]. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 2010. Disponível em https://bit.ly/3gw2hP5. Acesso em: 27 mar. 2020.
MOTA, Ysis Abreu. Terapia do riso em crianças hospitalizadas: uma revisão sistemática da literatura. 2016. Monografia (Conclusão do Componente Curricular MED-B60/2015.2 do Curso de Medicina) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, 2016. Disponível em: https://bit.ly/3f62uZ8. Acesso em: 27 mar. 2020.
MOTTA, Alessandra Brunoro; ENUMO, Sônia Regina Fiorim. Brincar no hospital: estratégia de enfrentamento da hospitalização infantil. Psicologia em Estudo, Maringá, PR, v. 9, n. 1, p. 19-28, 2004. Disponível em: https://bit.ly/2ZHNERV. Acesso em: 27 mar. 2020.
NOGARO, Arnaldo; FINK, Alessandra Tiburski; PITON, Marta Regina Guerra. Brincar: reflexões a partir da neurociência para a consolidação da prática lúdica na educação infantil. Revista HISTERDBR On-Line, Campinas, SP, v. 15, n. 66, p. 278-294, dez. 2015. Disponível em: https://bit.ly/2Z17hoW. Acesso em: 27 mar. 2020.
OLIVEIRA, Gislene Farias de; DANTAS, Danilson Cruz; FONSECA, Patrícia Nunes da. O impacto da hospitalização em crianças de 1 a 5 anos de idade. Revista da SBPH, Belo Horizonte, MG, v. 7, n. 2, p. 37-54, 2004. Disponível em: https://bit.ly/2Z5pXnD. Acesso em: 27 mar. 2020.
OLIVEIRA, Nátali Castro Antunes Caprini. A técnica da distração no alívio da dor em crianças hospitalizadas: um ensaio clínico randomizado. 2014. Dissertação (Mestrado em Saúde Mental) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, 2014. Disponível em: https://bit.ly/2Z4HZGy. Acesso em: 27 mar. 2020.
PIMENTEL, Marina C. S.; LEITE, Thaís; COSTA, Juliana M.; LIMA, Geraldo C. O impacto do vestuário na qualidade de vida de crianças com câncer. In: COLÓQUIO DE MODA, 15., 2019, Porto Alegre, RS, 2019. Anais eletrônicos [...]. Porto Alegre: UNISINOS, 2019. Disponível em: http://coloquiomoda.com.br/anais/Coloquio%20de%20Moda%20-%202015/. Acesso em: 27 mar. 2020.
RIBEIRO, Circéa Amália; ANGELO, Margareth. O significado da hospitalização para a criança pré-escolar: um modelo teórico. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, SP, v. 39, n. 4, p. 391-400, 2004. Disponível em: https://bit.ly/2Z1kMoO. Acesso em: 27 mar. 2020.
SANCHEZ, Marisa Leonetti Marantes; EBELING, Vanessa de Lourdes Nunes. Internação infantil e sintomas depressivos: intervenção psicológica. Revista da SBPH, Belo Horizonte, MG, v. 14, n. 1, p. 186-199, jan./jun. 2011. Disponível em: https://bit.ly/3f5u8W8. Acesso em: 27 mar. 2020.
SANTA CASA BH. Mais segurança e conforto para pacientes mirins. Belo Horizonte: Grupo Santa Casa BH, 2016. Disponível em: https://santacasabh.org.br/ver/mais-seguranca-e-conforto-para-pacientes-mirins.html. Acesso em: 27 mar. 2020.
SCHNEIDER, Carine Marlene; MEDEIROS, Letícia Galery. Criança hospitalizada e o impacto emocional gerado nos pais. Unoesc & Ciência – ACHS, Joaçaba, SC, v. 2, n. 2, p. 140-154, jul./dez. 2011. Disponível em: https://bit.ly/3izNwM. Acesso em: 27 mar. 2020.
SILVEIRA, Icléia. Usabilidade do vestuário: fatores técnicos. Modapalavra e-períodico, Florianópolis, SC, Ano 1, n. 1, p. 21-39, jan./jul. 2008. Disponível em: https://bit.ly/31Q5Sna. Acesso em: 15 fev. 2019.
SOUZA, Amaralina Miranda de. A formação do pedagogo para o trabalho no contexto hospitalar: a experiência da Faculdade de Educação da UnB. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 17, n. 33, p. 251-272, maio/ago. 2011. Disponível em: https://bit.ly/2ByO4Cl. Acesso em: 1 abr. 2018.
STELLA's LCH Journey. 2nd Chemo Treatment. In: STRONG, Stella. Blog Stella Strong. [S. l.], 12 Feb. 2013. Disponível em: https://strongstella.wordpress.com/2013/02/12/2nd-chemo-treatment/. Acesso em: 27 mar. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.