Design e ciência:

uma proposta para a superação de um binarismo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n3p17

Palabras clave:

Teoria do design, Filosofia do século XIX, Teoria do conhecimento

Resumen

Desde sua gênese, o design convive com um desejo de seus acadêmicos em vê-lo aproximado do saber científico. Fazendo um percurso pelo século XX, partindo das vanguardas modernas, inauguradoras da disciplina, este artigo buscou fazer um panorama de como a relação com a ciência foi abordada por determinados grupos do design. Ao fim, foi feita uma exposição desse debate na contemporaneidade, utilizando-se do diálogo estabelecido entre Robert Farrell, Cliff Hooker, Per Galle e Peter Kroes. Os argumentos utilizados pelos autores foram analisados através da discussão da coisa em si, conceito presente na filosofia de Immanuel Kant que fora posteriormente criticado por Friedrich Hegel. Através do desenvolvimento hegeliano para a questão, este artigo pôde estabelecer uma posição de que o design não encontra caraterísticas suficientes para ser considerado ciência.

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Biografía del autor/a

Matheus Augusto Gomes Valentim, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestrando; Universidade do Estado de Minas Gerais.

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Archivos adicionales

Publicado

2022-12-23

Cómo citar

Valentim, M. A. G. (2022). Design e ciência: : uma proposta para a superação de um binarismo. Projetica, 13(3), 17–29. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n3p17

Número

Sección

Edição especial P&D 2022

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