A formação acadêmica como fator potencializador da responsabilidade social do design

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n2p189

Palabras clave:

Design, Usuário, Responsabilidade Social, Educação

Resumen

Este trabalho tem o objetivo de demonstrar a necessidade da atuação socialmente responsável, tanto da universidade quanto dos cursos que a integram, com foco nos cursos superiores de design. Para tanto, utilizou-se como método a revisão da literatura. Constatou-se que os cursos de design podem direcionar seus currículos para obterem esta formação socialmente responsável, de forma que a atuação do profissional no mercado de trabalho seja reflexo do tipo de ensino que recebeu nos bancos acadêmicos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Deborah Camila Viana Cardoso, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Graduada em Design de Ambientes pela Universidade do Estado de Minas Gerais

Edson José Carpintero Rezende, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais

Cláudia Fátima Campos, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Doutora em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais

Citas

BONSIEPE, Gui. Design e crise. Agitprop, São Paulo, v. 4, n. 44, p. 1-11, 2012. Disponível em: http://www.guibonsiepe.com/textos/archivos/2012_03_Design-e-Crise_AGITPROP.pdf. Acesso em: 11 mar. 2019.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf. Acesso em: 31 mar. 2018.

3. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Resolução nº 5, de 8 de março de 2004. Aprova as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em design e dá outras providências. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces05_04.pdf. Acesso em: 06 fev. 2018.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 06 abr. 2020.

DZIOBCZENSKI, Paulo Roberto Nicoletti et al. Inovação através do design: princípios sistêmicos do pensamento projetual. Design & Tecnologia, Porto Alegre, v.3, n. 3, p . 54-63, 2011. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/304170151_Inovacao_Atraves_do_Design_Principios_Sistemicos_do_Pensamento_Projetual. Acesso em: 06 abr. 2020.

JONAS, Wolfgang. A special moral code for design? Design Philisophy Papers, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 117-132, 2006. Disponível em: http://www.thestudioattheedgeoftheworld.com/uploads/4/7/4/0/47403357/04jonasspecial_moral_code_for_design.pdf. Acesso em: 03 mar. 2019.

LATOUR, Bruno. Um prometeu cauteloso? Alguns passos rumo a uma filosofia do design. Agitrop, São Paulo, v. 6, n. 58, p. 1-21, jul./ago. 2014. Disponível em: http://filosofiadodesign.com/wp-content/uploads/2014/10/Prometeu-cauteloso.pdf. Acesso em: 12 mar. 2019.

MANZINI, Ezio. Prometheus of the everyday: the ecology of the artificial and the designer’s responsability. Design Issues, Londres, v. 9, n. 1, p. 5-20, 1992. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1511595?readnow=1&seq=1#page_scan_tab_contents. Acesso em: 03 mar. 2019.

MANZINI, Ezio. Design, ethics and sustainability: guidelines for a transition phase. In: SOTAMAA, Yrjö et al. Cumulus working papers Nantes. Helsinki: University of Art and Design Helsinki, p. 9-15, 2006. Disponível em: https://www.cumulusassociation.org/wp-content/uploads/2015/09/WP_Nantes-16_06.pdf. Acesso em: 06 abr. 2020.

MANZINI, Ezio. Design para inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-papers, 2008.

MANZINI, Ezio; MERONI, Anna. Design em transformação. In: Krucken, Lia. Design e território: valorização de identidades e produtos locais. São Paulo: Studio Nobel, 2009, p. 13-16.

MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete transdiciplinaridade. Dicionário interativo da educação brasileira –Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: http://www.educabrasil.com.br/transdisciplinaridade/. Acesso em: 19 fev. 2019

MORAES, Dijon de. O papel atual do design. In: Krucken, Lia. Design e território: valorização, de identidades e produtos locais. São Paulo: Studio Nobel, 2009, p. 9-12.

NUNES, Enedina Betânia Leite de Lucena Pires; PEREIRA, Isabel Cristina Auler; PINHO, Maria José de. A responsabilidade social universitária e a avaliação institucional: reflexões iniciais. Avaliação, Campinas, v. 22, n. 1, p. 165-177, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v22n1/1982-5765-aval-22-01-00165.pdf. Acesso em: 12 abr. 2019.

ONO, Maristela Misuko. Design, cultura e identidade, no contexto da globalização. Revista Design em foco, Salvador, v. 1, n. 1, p. 53-66, jul./dez. 2004. Disponível em: https://silo.tips/queue/revista-design-em-foco-issnuniversidade-do-estado-da-bahia-brasil-5?&queue_id=-1&v=1617054029&u=MTg5LjkwLjY2Ljc=. Acesso em: 19 mar. 2019.

PIRES, Marília Freitas de Campos. Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade no ensino. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, São Paulo: UNESP, v. 2, n. 2, p. 173-182, 1998. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/30363. Acesso em: 19 fev. 2019.

RIBEIRO, Raimunda da Cunha; MAGALHÃES, Antônio M. Política de responsabilidade social na Universidade: conceitos e desafios. Educação, Sociedade e Culturas, Porto, n. 42, p. 133-156, 2014. Disponível em: https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/ESC42_10RaimundaRibeiro.pdf. Acesso em: 12 abr. 2019.

SANTOS, Agnaldo dos. Cadernos de estudos avançados em design: sustentabilidade I. Belo Horizonte: EdUEMG, 2013. Disponível em: http://eduemg.uemg.br/arquivos/2009%20-%20CADERNOS%20DE%20ESTUDOS%20AVANCADOS%20EM%20DESIGN%20-%20SUSTENTABILIDADE%20I%20-%20VOL.%203.pdf. Acesso em: 13 dez. 2018.

SANTOS FILHO, José Camilo dos. Responsabilidade Social da Universidade. In: . COLÓQUIO DE GESTIÓN UNIVERSITÁRIA EN AMÉRICAS: RENDIMIENTOS ACADÉMICOS Y EFICACIA SOCIAL DE LA UNIVERSIDAD, 13., 2013, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2013. p. 1-19. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/114752/2013060%20-%20Responsabilidade%20social%20da%20universidade.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 23 out. 2018.

SANTOS, Jacqueline Guimarães; SOUZA, Natália Mary Oliveira de. A influência da responsabilidade social empresarial no comprometimento dos colaboradores: uma compreensão à luz da teoria do comportamento planejado. In: ENCONTRO DE GESTÃO DE PESSOAS E RELAÇÕES DE TRABALHO, 4., 2013, Brasília, DF. Anais [...]. Brasília, DF: ANPAD, 2013. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EnGPR188.pdf. Acesso em: 22 out. 2018.

SILVA, Inês Amaro da. Responsabilidade social universitária, qualidade e pertinência social: desafios à gestão. Diálogo, Canoas, n. 29, p. 9-28, 2015. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/2238-9024.15.1/pdf. Acesso em: 12 abr. 2019.

SOUZA, Paulo Fernando de Almeida. Sustentabilidade e responsabilidade social no design do produto: rumo à definição de indicadores. 2007. Tese (Doutorado em Design e Arquitetura) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-20052010-154910/pt-br.php. Acesso em: 02 mar. 2019.

Publicado

2021-08-31

Cómo citar

Cardoso, D. C. V., Rezende, E. J. C., & Campos, C. F. (2021). A formação acadêmica como fator potencializador da responsabilidade social do design. Projetica, 12(2), 189–214. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n2p189

Número

Sección

Design: Educação, Cultura e Sociedade

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 1 2 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.