Design editorial e imprensa comunitária: redesign de um jornal de bairro de Curitiba
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2018v9n2Suplp333Palabras clave:
Design editorial, Tipografia, JornalResumen
Este artigo relata o projeto de redesign do jornal de bairro Cidade Notícias, que circula em Curitiba. Primeiramente, apresentam-se dados de contextualização sobre o teor do jornal e aspectos gerais de sua apresentação visual. Em seguida, descrevem-se as etapas metodológicas, adaptadas da sequência relatada por Sless (2003): (1) delimitação do escopo; (2) análise de similares; (3) projeto e prototipagem; (4) conversação e refinamento; (5) especificação e produção; (6) monitoramento. A partir de tais definições, expõem-se detalhes acerca do trabalho de redesign, incluindo tópicos relacionados a formato, grid e layout, tipografia e redesign da marca. Como resultado, tem-se o novo padrão de diagramação e identidade visual de Cidade Notícias, aplicado à capa do jornal e a uma dupla de páginas internas, como modelo para edições futuras. Por fim, tecem-se algumas reflexões sobre o trabalho desenvolvido, bem como apontamentos para a continuidade do projeto.Descargas
Citas
BRINGHURST, Robert. Elementos do estilo tipográfico: versão 4.0. 3. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
BRINGHURST, Robert. Introdução. In: TSCHICHOLD, Jan. A forma do livro. São Paulo: Ateliê, 2007.
CALDWELL, Cath; ZAPPATERRA, Yolanda. Design editorial: jornais e revistas /mídia impressa e digital. São Paulo: G. Gili, 2014.
FELICI, James. The complete manual of typography: a guide to setting perfect type. 2. ed. Berkeley, CA: Peachpit, 2012.
GOOGLE Fonts. Disponível em: https://fonts.google.com/. Acesso em: 18 jan 2018.
HENESTROSA, Cristobal; MESEGUER, Laura; SCAGLIONE, José. Como criar tipos: do esboço à tela. Brasília: Estereográfica, 2014.
LIMA, Mary Vonni Meürer; GONÇALVES, Berenice Santos. Seleção tipográfica no contexto do design editorial: uma abordagem qualitativa para identificação de critérios. DATJournal, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 107-115, 2016.
LISSITZKY, El. Topografia da tipografia. 1923. In: BIERUT, Michael; HELFAND, Jessica; HELLER, Steven; POYNOR, Rick. Textos clássicos do design gráfico. São Paulo: M. Fontes, 2010.
LOREM ipsum. All the facts: Lipsum generator. Disponível em: https://www.lipsum.com/. Acesso em: 18 jan. 2018.
MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual. São Paulo: M. Fontes, 2002.
RAND, Paul. Conversa um. In: KROEGER, Michael. (Org.). Conversas com Paul Rand. São Paulo: Cosac Naify, 2010. p. 21-47.
SLESS, David. Collaborative processes and politics in complex information design. In: ALBERS, Michael J.; MAZUR, Beth. (Ed.). Content and complexity: information design in technical communication. London: Lawrence Erlbaum, 2003.
TSCHICHOLD, Jan. Barro na mão do oleiro. 1949. In: TSCHICHOLD, Jan. A forma do livro. São Paulo: Ateliê, 2007. p. 25-29.
WOLLNER, Alexandre. Making of. In: WOLLNER, Alexandre. Alexandre Wollner: design visual 50 anos. São Paulo: Cosac Naify, 2003. p. 1-15.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.